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Por Letícia
Publicado em 8 de dezembro de 2020
Atualizado em 15 de maio de 2024
É até difícil enumerar os obstáculos que uma empresa pode enfrentar na hora de fazer cobrança. Localizar os devedores e o desgaste no relacionamento são dois exemplos comuns. Por isso, é sempre importante buscar formas de inovar, e a cobrança digital é um meio eficiente para tal.
Se a maneira como a sua equipe tem cobrado os clientes inadimplentes do seu negócio não tem demonstrado muitos resultados, não tenha medo de mudar. Há quem se sinta receoso ainda em aproveitar das facilidades que a tecnologia nos oferece, mas, acredite, pode valer a pena.
Pensando nisso, no post de hoje vamos te apresentar os tipos de cobrança digital e suas vantagens. Para conferir, basta continuar a leitura!
Inovações são sempre bem-vindas — principalmente no setor de cobrança de uma empresa. Estamos caminhando cada vez mais próximos a uma era totalmente digital e é preciso nos adaptarmos. Veja, portanto, os principais tipos de cobrança digital:
Este não é novidade para quase ninguém, o e-mail já é utilizado há algum tempo. No entanto, a abordagem não deve ser única e igual para todos os consumidores. É importante deixá-la cada vez mais acessível, clara e coerente com o tipo de cliente que você trabalha.
Os bots estão conquistando espaço entre os modelos de cobrança digital. Apesar de usar de inteligência artificial e nem sempre haver uma pessoa por trás da tela, eles têm mostrado resultados positivos na negociação de dívidas.
De acordo com algumas pesquisas, os chatbots já aparecem entre as ferramentas de cobrança digital mais utilizadas pelos brasileiros.
Dados apontam que o whatsapp é o aplicativo de smartphone mais usado pelos brasileiros. Então, por que não aderi-lo também como instrumento de trabalho, não é mesmo?
Além de ser uma ferramenta rápida e de acesso mais fácil, ela permite uma comunicação humanizada, bem como fazer simulações de pagamentos, negociações, diminuindo o atrito entre a empresa e o cliente.
Muitos pensam que o envio de SMS está ultrapassado, mas não é verdade. Ele ainda é um forte meio de cobrança para as empresas. Afinal de contas, seu custo é baixo e é possível automatizá-lo.
Um dos maiores benefícios do SMS é não precisar instalar nenhum tipo de aplicativo para recebê-lo. A forma de manuseá-lo não tem segredo, é simples e rápido.
As mensagens por esse canal são diretas. Por isso, é comum o envio de código de barras de boletos para pagamento, segunda via de boletos, lembretes de data de vencimento de compra, etc.
Grande parte das empresas já investem na modalidade digital para cobrar seus devedores e recuperar crédito, e não é para menos. Veja, a seguir, as principais vantagens em utilizá-las:
E na sua empresa, como é feita a cobrança dos seus clientes? Nos conte nos comentários abaixo!
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