Conheça a ferramenta Limite de Crédito PJ! Entenda tudo sobre gestão de risco e como esse adicional pode ser útil para o seu negócio!
Análise de Crédito
2 min
Por Letícia
Publicado em 12 de dezembro de 2024
Atualizado em 12 de dezembro de 2024
As instituições financeiras buscam, cada vez mais, aperfeiçoar seus sistemas para oferecer inovação e praticidade ao dia a dia das pessoas a partir da tecnologia. É o caso do débito automático, um serviço que visa automatizar o pagamento de diferentes contas.
Acontece que, assim como qualquer modalidade de pagamento, é preciso conhecê-lo para usá-lo com sabedoria.
Por isso, trouxemos alguns prós e contras para que você decida se vale a pena ativar o débito automático da sua conta.
De maneira geral, o funcionamento do débito automático é simples: ao ativá-lo, você paga suas contas automaticamente, sem a necessidade de se deslocar ou copiar links ou códigos de barras de boletos.
O serviço é disponibilizado pelas instituições financeiras em parceria com órgãos do governo e outras empresas. O grande objetivo de cadastrar essa função é não esquecer de realizar o pagamento dentro do prazo.
Alguns exemplos de contas que são comumente cadastradas no débito automático são:
Importante dizer que a opção só é habilitada mediante sua autorização.
Em teoria, o serviço parecer ser bastante vantajoso, já que ajuda manter as contas em dia, evitando, por exemplo, uma possível negativação em caso de atraso. Porém, é essencial que haja monitoramento. A seguir, confira alguns prós e contras de utilizá-lo:
Independentemente de ativar ou não o débito automático, quando o assunto é finanças, é essencial fazer um acompanhamento constante. Por isso, monitore sua conta e o saldo que você tem disponível para conseguir realizar seus pagamentos em dia (não se esqueça de separar as contas pessoais das contas da empresa também!).
E então, gostou deste conteúdo? Esperamos que ele possa auxiliar na sua organização e controle financeiro! E se quiser ler outros materiais como esse, é só acessar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!
Conheça a ferramenta Limite de Crédito PJ! Entenda tudo sobre gestão de risco e como esse adicional pode ser útil para o seu negócio!
Análise de Crédito
2 min
A gestão de risco de crédito é mais uma forma de evitar a inadimplência. Saiba como colocá-la em prática no seu negócio!
Análise de Crédito
3 min