Se você não faz análise de crédito antes de vender e se ainda não possui uma política de crédito estruturada em sua empresa, vamos te mostrar por que é hora de começar!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 30 de setembro de 2020
Atualizado em 6 de julho de 2023
Apostar nos diferentes tipos de cobrança é o melhor caminho para tentar minimizar o índice de inadimplência. Somente com uma boa gestão de cobrança é possível evitar e reverter situações complicadas de não recebimento de dívidas.
Não importa qual seja o segmento e porte do seu negócio, é preciso conhecer algumas dessas modalidades para colocar em prática. Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos 3 formas de cobrança que podem ser implementadas em sua empresa.
Quer saber mais? É só continuar a leitura deste conteúdo para conferir!
Nós sempre falamos por aqui que a inadimplência é uma realidade em alta no Brasil. Acabá-la por completo está longe de ser uma tarefa fácil, mas com algumas técnicas de cobrança dá para amenizá-las. Veja o que você pode fazer:
Como o nome sugere, a cobrança preventiva é uma forma de precaução. Dessa forma, o responsável pelo setor de cobrança enviará uma espécie de aviso, antes da data de vencimento, para que o cliente não se esqueça da dívida.
Esse lembrete geralmente é encaminhado por meio de mensagens de textos pelo celular (SMS) ou e-mail. Trata-se de uma opção bastante válida para aqueles clientes que não costumam ter muito atrasos, mas que pela correria do dia a dia podem acabar se esquecendo do prazo para pagamento.
As ligações telefônicas são ainda uma das formas mais utilizadas para fazer cobrança, seja para lembrar sobre a dívida antes do vencimento, como após a data.
Embora seja uma modalidade importante, capaz de estreitar o relacionamento com o cliente, é essencial prestar atenção na abordagem que será usada com cada pessoa. Afinal de contas, cada uma tem um perfil diferente.
(Aproveite para ler também a matéria completa do blog: Os piores erros na hora de fazer cobrança).
Como sabemos, a carta de cobrança é enviada com o intuito de regularizar a situação do devedor sem ter de chegar a negativação.
Por isso, o documento apresenta dados como: valor da dívida, nome de quem está devendo e nome da empresa para qual a pessoa física ou jurídica está devendo. Essa carta é uma boa maneira para localizar o devedor e tende a ser uma ótima ferramenta para recuperar crédito.
Caso a pessoa não pague a dívida, depois de ter recebido a carta, ela pode ter o CPF ou CNPJ negativado em algum órgão de proteção ao crédito.
A escolha do tipo de cobrança deve ser considerada a partir do modelo de clientes que você atende. É importante pensar no conjunto da obra: qual é o perfil de cliente que você atua? De que modo cada um lida com suas obrigações financeiras? Qual é a capacidade de pagamento? Como eles se comportam no mercado?
Todas essas são perguntas que nos levam para uma avaliação, e a análise de crédito é um recurso imprescindível nesse momento! Com ela, você obtém respostas mais precisas para todos esses questionamentos e consegue encontrar a melhor alternativa de cobrança.
Aliás, uma boa gestão de cobrança pede uma avaliação de crédito assertiva. É fundamental que elas trabalhem lado a lado. E para te ajudar, a SCC Check — empresa especializada em consultas de crédito — oferece soluções completas e eficientes para sua análise. Vale a pena conferir!
E então, o que achou desse conteúdo? Você acabou de conferir os tipos de cobrança mais utilizados. Para se manter informado sobre o universo das finanças, basta acompanhar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais.
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