Teve seu cartão clonado? Saiba o que fazer nessa situação!
Por Letícia
Publicado em 25 de outubro de 2023
Atualizado em 18 de janeiro de 2024
Já recebeu alguma notificação de compra com o seu cartão, mas que na verdade não foi realizada por você? Pois bem, isso provavelmente é um indício de cartão clonado.
Segundo pesquisas, mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil já tiveram prejuízo por conta de clonagem de cartão.
E como proceder nesse tipo de situação? Como identificar se realmente foi clonado? Quem deve pagar a fatura, afinal? Se essas dúvidas também são suas, continue a leitura deste post para saber o que fazer!
Como identificar cartão clonado: 3 sinais para prestar atenção!
Nem sempre é possível saber de imediato se houve clonagem. Por isso, vale a pena considerar alguns sinais:
Compras desconhecidas na fatura do cartão
Percebeu que existem compras não reconhecidas na sua fatura? Este já pode ser um forte indicativo de clone.
Com a correria do dia a dia, acabamos por não acompanhar nossos gastos. Porém, é importante monitorar os itens e valores descritos na fatura do cartão de crédito. Criar esse hábito pode evitar surpresas desagradáveis.
Notificações de compras que não foram realizadas
Esse talvez seja o sinal mais claro. Se aparecer qualquer notificação de compras que você não fez, é muito provável que seu cartão tenha sofrido clonagem.
Para conseguir identificar o golpe rapidamente, mantenha as notificações do aplicativo do seu banco sempre ativadas.
Saques em conta em horários duvidosos
Outra forma de descobrir um clone é através da identificação de saques em horários improváveis que não seriam feitos por você.
Aqui vale a mesma dica de monitorar diariamente os gastos e o saldo da conta para não ser vítima de nenhuma fraude com cartão de crédito.
O que fazer em caso de cartão clonado?
Caso a suspeita do golpe seja confirmada, alguns passos devem ser seguidos para que prejuízos ainda maiores não aconteçam:
Bloqueie o cartão
Acesse o aplicativo do seu banco ou entre em contato com a central de atendimento pelo telefone e solicite o bloqueio do cartão para que os golpistas não consigam continuar comprando.
Analise seu extrato e fatura
Anote as principais informações das compras, como horários, valores, nomes dos estabelecimentos e afins.
Se preferir, cancele o cartão
Se preferir, você também pode pedir o cancelamento do cartão. Para isso, será necessário informar os dados anotados para a empresa emissora.
Quem deve pagar a fatura?
Uma dúvida frequente é sobre quem deve pagar a fatura nesses casos. Mas fique tranquilo! A responsabilidade é inteira da operadora do cartão.
A instituição financeira tem a opção de estornar os valores ou enviar uma nova fatura, isenta das compras que não foram realizadas pelo cliente.
Se o valor já tiver sido pago, o consumidor tem o direito de solicitar o reembolso.
4 Dicas básicas para se proteger
Não compartilhe informações do seu cartão com ninguém
Dê preferência ao cartão virtual para compras online
Evite enviar fotos do seu cartão por em aplicativos de mensagens
Atente-se ao recebimento de links suspeitos via SMS, WhatsApp ou e-mail
Você acabou de conferir como lidar com clonagem de cartão. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil!
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