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2 min
Por Letícia
Publicado em 27 de dezembro de 2022
Atualizado em 26 de dezembro de 2023
Com os dias contados para encerrar o ano de 2023, é hora de falar sobre as tendências de consumo 2024.
A cada ano, os hábitos de compra e comportamento dos consumidores têm mostrado mudanças. Isso porque estamos em um momento muito mais tecnológico e digitalizado. Portanto, é extremamente importante entender o cenário para apostar nas estratégias mais adequadas para o seu negócio.
Continue a leitura para conferir!
De acordo com pesquisas realizadas por empresas especializadas em comportamento de consumo, 72% dos entrevistados disseram que esperam que as lojas consigam reconhecê-los e identificar seus reais interesses.
Outros 73% dos que responderam às perguntas afirmaram que preferem comprar de marcas que já tiveram contato e experiências personalizadas.
A resposta ao levantamento só mostra a importância do empreendedor conhecer a fundo seu público-alvo e delimitar sua persona ideal. Ter dados completos e concretos sobre o cliente é uma forma de direcionar melhor as ações não só para vender mais, mas também conseguir fidelizá-lo.
Segundo insights do Geotrends, algumas tendências de consumo já são perceptíveis para 2024:
As diferentes gerações de anos influenciam (e muito) no modo de consumir de cada cliente. Por isso, vale a pena entender as características de cada uma:
São classificadas como baby boomers as pessoas que nasceram de 1946 a 1964. Estas tendem a priorizar o trabalho duro, ocupando cargos mais altos, e gostam de comprar em lojas físicas.
Composta pelos nascidos entre 1965 e 1980, a geração X tem forte influência da televisão. Aqui, as pessoas dão mais valor a trabalharem com o que gostam do que o dinheiro em si, mas não se sentem completamente representadas pelas publicidades.
Essa é a geração que cresceu em meio ao avanço econômico de 1990 e a primeira a embarcar no universo de compras online, são os nascidos entre 1981 e 1996.
Esse grupo é mais realista, busca mais autonomia no trabalho e tenta se adaptar aos avanços do mercado digital e a tecnologia.
Por último, os nascidos entre 1997 e 2010. Essa geração já cresceu em contato com a internet, é completamente conectada e antenada nas tecnologias. No entanto, é também bastante realista e exigente no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental. Na hora de consumir, tende a aliar comodidade, praticidade e consciência social.
Já conhece a mais recente geração? A Alpha se refere aos nascidos entre 2010 e 2025. Esse grupo já cresce em meio à tecnologia, consumindo diferentes conteúdos na internet.
Em geral, são filhos de pais da geração Millenials, o que faz com que questões sociais, ambientais e financeiras sejam abordadas desde cedo.
Estamos falando de uma turma que tem afinidade com o mercado de tecnologia, que vive a era dos influenciadores digitais e, consequentemente, está muito atenta às novidades. Logo, essas características irão motivar o modo de consumir da Alpha.
Mais do que saber as particularidades de cada geração, é essencial identificar como essas pessoas estão consumindo: no ambiente online, offline ou os dois?
Na mesma pesquisa que abordamos acima, 44% dos consumidores disseram que dão preferência às compras pela internet, enquanto 17% responderam que gostam mais das lojas físicas. Entretanto, 39% dos entrevistados alegaram que comprar, igualmente, em lojas virtuais e físicas é muito melhor.
Esses dados só reforçam que estratégias de omnichannel estão ganhando cada vez mais força. Ainda no levantamento, 84% dos consumidores afirmaram que gostam de comprar em lojas físicas que estejam interligadas com as virtuais (e vice-versa), pois acreditam que a experiência se torna melhor desde o atendimento até a solução oferecida.
Tendo em vista todas essas informações, é válido pensar em ações que contemplem todos os canais de vendas do seu negócio. E se você ainda não está presente no meio digital, é hora de começar a considerar.
E então, esse material foi útil para você? Esperamos que ele possa contribuir com o seu planejamento estratégico para 2024. Para ler outros conteúdos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e siga a gente nas redes sociais. Até o próximo!
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