Não deixe que as pendências financeiras dos seus clientes se tornem um risco para o seu negócio. Conheça agora o SCC Negocie, sua nova ferramenta de cobrança!
Destaques
2 min
Por Letícia
Publicado em 6 de abril de 2021
Atualizado em 1 de junho de 2022
A pandemia mudou significativamente nosso dia a dia. A rotina de trabalho, o convívio social e, consequentemente, o modo de consumo das pessoas. Tudo se modificou e precisou ser adaptado com a necessidade do isolamento social.
Criou-se um cenário de incertezas para todos os setores do mercado, principalmente para pequenas e médias empresas. Mas a verdade é que mesmo em proporções e maneiras diferentes, todos se depararam com um desafio a ser enfrentado. Afinal, o comportamento do consumidor mudou.
Por conta disso, no post de hoje vamos falar sobre as tendências de consumo dos brasileiros para 2021.
Continue a leitura para conferir o conteúdo completo!
A quantidade de empresas fechadas e de desempregados no Brasil e no mundo por conta da Covid-19 fez com que as pessoas repensassem suas prioridades e hábitos de compra. Para exemplificar, reunimos as principais tendências de consumo para 2021 baseadas em algumas pesquisas realizadas. Veja:
Como dissemos, vivemos tempos incertos, portanto, grande parte dos consumidores tem priorizado a compra de produtos indispensáveis, como alimentação, higiene e saúde.
A preocupação com a higienização é um dos pontos cruciais. Dessa forma, percebe-se a preferência por locais que sigam esses protocolos com rigidez. Ao mesmo lado está o crescimento dos meios de pagamento online e por aproximação para evitar contato, compartilhamento de objetos e manter a segurança.
Os comércios locais ganharam força desde o último ano. Nota-se um aumento na procura desses estabelecimentos para a compra de produtos domésticos. Além de ser uma opção mais rápida, os consumidores ainda contribuem para o fortalecimento dos negócios de bairro.
Como o consumo através de canais online cresceu, a fidelização do cliente se torna um pouco mais difícil. Por isso, é interessante que as empresas busquem formas de oferecer um bom atendimento e experiência de compra positiva, prezando por agilidade e flexibilidade com prazos e entregas.
A sustentabilidade é outro fator em evidência. Consumidores que possuem mais renda, especialmente, demonstraram preocupação com o assunto e passaram a procurar empresas que seguem práticas sustentáveis para comprar.
Você também pode se interessar pelo conteúdo: Como controlar a inadimplência em tempos de pandemia.
Segundo dados da Serasa, tende a prevalecer, portanto:
Você acabou de conferir qual a tendência de consumo dos brasileiros para este ano. Se quiser ler outras matérias como essa, basta nos seguir nas redes sociais e acompanhar nosso blog semanalmente. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!
Não deixe que as pendências financeiras dos seus clientes se tornem um risco para o seu negócio. Conheça agora o SCC Negocie, sua nova ferramenta de cobrança!
Destaques
2 min
É claro que você já conhece a nova lei do Cadastro Positivo, que entrou em vigor no ano de 2019. Mas você já parou para pensar nos benefícios que ela pode proporcionar ao seu negócio? Confira agora 5 vantagens do Cadastro Positivo!
Análise de Crédito
3 min