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Por Letícia
Publicado em 10 de março de 2021
Atualizado em 23 de abril de 2024
Conseguir crédito nem sempre é um processo tão simples quanto parece. O fato de não estar com o nome sujo não é garantia de que qualquer estabelecimento aceitará vender para você. Alguns fatores são levados em consideração no momento dessa decisão, e o Score de Crédito é um deles.
Acontece que o termo score vem acompanhado de diversas dúvidas. Apesar da maioria saber que se trata de uma pontuação que indica a probabilidade de determinada PF ou PJ pagar suas contas — sem falhas — nos próximos 12 meses, ainda existem muitas perguntas sobre o assunto.
Por isso, no post de hoje reunimos algumas das principais dúvidas para esclarecer como funciona o score de crédito e sua pontuação.
Ficou curioso? É só continuar a leitura para conferir tudo!
Como sabemos, a pontuação do score vai de 0 a 1000. Quanto maior, melhor. No entanto, esses pontos não são estáticos e podem variar de uma consulta para outra. Veja, então, as perguntas mais frequentes em relação à ferramenta.
Vamos começar por aqui: na consulta da empresa x, o score do cliente teve um resultado, na consulta da empresa y, teve outro.
Sim, isso pode acontecer e depende dos fatores adotados em cada instituição para avaliar seus clientes. Algumas são mais criteriosas e analisam uma quantidade maior de informações, o que faz com que os números mudem.
Saiba mais acessando nossa matéria completa sobre como interpretar o score.
Provavelmente você já ouviu dizer que se consultar o seu CPF várias vezes, seu score pode diminuir. Mas a verdade é que a quantidade de consultas que você faz sobre o seu próprio CPF não influencia a pontuação.
Também não. A inclusão do CPF na nota fiscal não é um fator levado em consideração pelo cálculo do Serasa Score.
É fato que a pontuação irá melhorar se você tiver quitado todas as suas dívidas e estiver com o nome limpo, porém, isso não acontece instantaneamente. O aumento dos pontos ocorre gradativamente.
Não! Como as dívidas prescrevem depois de 5 anos, os débitos que ultrapassam esse período não são calculados. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o nome da pessoa não deve mais aparecer no cadastro de inadimplentes após a prescrição.
Em relação às informações, o score utiliza dados negativos, positivos e comportamentais. Não é à toa que o cadastro positivo pode impactar a pontuação.
Depende! Nesse caso é a empresa para a qual você solicitou crédito que irá decidir se concede ou não o financiamento. Mas não é impossível. Como já dissemos, cada negócio tem seus próprios critérios de avaliação.
Não se trata de pagar tudo à vista, mas sim de honrar com as responsabilidades financeiras. O score analisa como você lida com o crédito. Por isso, o pagamento à vista não tem impacto sobre a pontuação.
Não, não é possível. Algumas empresas surgem com promessas de aumentar o score do cliente em poucos dias, quase que de forma milagrosa. Mas isso não é verdade. A pontuação é resultado de como você cuida da sua vida financeira. Tenha atenção com esse tipo de oferta!
Estar com o nome limpo não quer dizer que sua pontuação será alta. Importante lembrar que o score não considera um período específico, ele é construído a partir do seu histórico como pagador. Ou seja, se em algum momento você foi negativado, registrou algum atraso, é provável que a pontuação seja influenciada.
No entanto, manter a situação regularizada, com os pagamentos em dia, com certeza irá melhorá-lo com o tempo.
É verdade! A atualização do cadastro é uma forma de permitir que as empresas te conheçam melhor, facilitando a concessão de crédito.
Se quiser saber mais sobre a importância do cadastro do cliente, leia o conteúdo completo em nosso blog.
E então, o que achou desse post? Você acabou de conferir 10 dúvidas comuns sobre o score de crédito. Para ler outras postagens como essa, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!
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