Os riscos de negócio para PMEs não são poucos. Entendê-los, portanto, é essencial para saber como lidar com a situação. Saiba mais sobre o assunto agora!
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Por Letícia
Publicado em 22 de junho de 2021
Atualizado em 23 de maio de 2024
Já ouviu falar no Score 2.0? Recentemente, o score passou por alterações importantes que impactam diretamente sua forma de cálculo.
Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para te deixar por dentro das últimas atualizações e explicar como a ferramenta funcionará a partir de agora. Para conferir, é só continuar a leitura!
Lançado pela Serasa Experian em maio de 2021, o chamado Score 2.0 tem como proposta um novo modelo de pontuação. O cálculo agora terá como base o comportamento financeiro do consumidor, ou seja, será levado em consideração os bons hábitos de pagamento do indivíduo.
Isso fará com que o cálculo seja mais preciso e refletirá na forma como as empresas de crédito enxergam o perfil financeiro do cliente.
O mínimo e máximo de pontos se mantêm os mesmos, de 0 a 1000. Porém, a ferramenta teve 12% de otimização em sua inteligência de cálculo para garantir mais exatidão à soma da pontuação.
Como dissemos, neste formato é levado em conta o momento financeiro que o consumidor está vivendo. Quer dizer que suas informações positivas ganham ainda mais força.
Nesse sentido, a grande diferença do Score 2.0 é o peso dado ao Cadastro Positivo, que passa a valer 62% da pontuação. Um aumento considerável se compararmos com o Score 1.0, que somava 26% dos dados positivos.
Em contrapartida, as dívidas abertas e resolvidas nos últimos 5 anos equivalem a 19%. Antes, elas representavam 57% dos pontos. Além disso, a versão 2.0 também engloba registros de negativações ativas, em andamento ou regularizadas nos últimos 5 anos pelo SPC Brasil.
A pontuação é composta por alguns fatores-chave, tendo cada um deles uma porcentagem:
O maior impacto, sem dúvida, se refere às informações do banco de dados do Cadastro Positivo. Quando falamos no score, uma das principais perguntas que recebemos é se a ferramenta contabiliza apenas dados negativos.
Desde a antiga versão já não era assim que funcionava. Agora, muito menos. Como vimos, a parte positiva tem um percentual maior, o que faz com que as instituições financeiras reconheçam quem paga suas contas em dia e valorizem ainda mais aqueles que possuem o cadastro ativo.
A partir dessa base de dados, é possível identificar o histórico do cliente como um todo, indo além de somente porcentagens negativas e dívidas em atraso. Tudo o que é pago dentro do prazo é relevado e influencia a pontuação.
Diversas empresas colocam o score como critério avaliativo para liberação de crédito. Os segmentos que mais utilizam são instituições financeiras e bancos, lojas de departamento, imobiliárias e construtoras, instituições de ensino privadas, operadoras de telefone e internet, seguradoras automotivas e afins.
Como falamos, o Score 2.0 está valendo desde maio. Pode ser que ao consultar algum documento ainda seja mostrado o cálculo antigo, mas em pouco tempo a pontuação deve ser apresentada conforme o novo modelo.
Você acabou de conferir o que é, como funciona a nova versão do score e a importância das informações positivas para definir a pontuação.
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