Quando fazer a reanálise de crédito do cliente tradicional?
Por Letícia
Publicado em 26 de julho de 2022
Atualizado em 7 de fevereiro de 2023
Sempre enfatizamos por aqui que o primeiro passo, antes de vender para alguém, é fazer uma análise de crédito para identificar os possíveis riscos envolvidos na concessão. Mas e depois que o consumidor se torna cliente? Em que momento fazer a reanálise de crédito do cliente tradicional?
É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura para saber mais!
Entenda por que você deve fazer reanálise de crédito dos seus clientes
De forma simples, o objetivo da análise de crédito é garantir que a pessoa que comprar em sua empresa irá te pagar. Principalmente agora, em que o Brasil bateu recorde de inadimplência, essa avaliação se faz ainda mais essencial.
No entanto, o processo não para por aí. Não é porque o consumidor já faz parte da sua carteira de clientes e já passou por uma análise que você vai deixá-lo estagnado.
Assim como no início do relacionamento com o cliente, a reanálise é uma forma de monitorar e revisar as condições de pagamento oferecidas, de se certificar que ele ainda tem a mesma capacidade de te pagar e também de disponibilizar novos limites de crédito e aumentar as oportunidades de vendas.
Em resumo, trata-se de uma gestão de risco e valorização dos bons pagadores.
Como fazer a reanálise de crédito
Assim como na análise, a reavaliação segue alguns critérios básicos, como:
Revise as informações do cliente
Faça uma verificação tanto dos dados cadastrais do indivíduo, quanto das informações relacionadas ao seu comportamento financeiro. Observe como está o score, se surgiu alguma restrição em nome da pessoa física ou jurídica por conta de algum atraso de pagamento e aproveite para atualizar o cadastro.
Classificação de risco
Essa classificação é importante não só para entender os riscos que determinado consumidor pode oferecer, como para identificar se o limite de crédito liberado está acima ou abaixo do que ele realmente pode pagar.
Normalmente, é feita uma divisão em: risco de primeira classe e risco de segunda classe. No primeiro, enquadra-se o cliente que, após a análise, demonstra alta probabilidade de se tornar inadimplente. Já no outro caso, o perfil de pagamento é menos arriscado.
Como vimos, o processo é realizado com o principal intuito de evitar um alto índice de endividamento. Por isso, é imprescindível esse acompanhamento.
É preciso ter em mente que, mesmo que o comprador tradicional sempre tenha pago, imprevistos podem acontecer a qualquer instante.
Você acabou de conferir por que a reavaliação de crédito é necessária. Se quiser ler outros conteúdos como esse, não deixe de acessar nosso blog semanalmente e nos seguir nas redes sociais!
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? É só deixar seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!
Nos últimos anos muitos programas e softwares foram desenvolvidos a fim de auxiliar as operações de recuperação de crédito. Mas por que investir em uma ferramenta para fazer cobrança? Como ela pode, de fato, ajudar o seu negócio? Além de garantir mais eficiência no processo, contar com uma ferramenta de cobrança agrega também nas funções […]
Quer saber se vale ou não a pena oferecer cartão de marca própria aos seus clientes? Então acompanhe o post que preparamos e confira as vantagens dessa opção de pagamento!