Saiba como está a inadimplência no Brasil em 2024: veja o levantamento de janeiro a julho!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 22 de setembro de 2020
Atualizado em 17 de junho de 2022
Você já pensou em criar um crediário próprio em seu negócio? Com o aumento do uso do cartão de crédito, esse recurso de negociação parece ter ficado um pouco de lado.
No entanto, o crediário ainda pode ser uma boa alternativa para oferecer condições mais flexíveis e juros mais baixos aos seus clientes na hora de vender a prazo, e nós te explicamos o porquê!
Portanto, se você já considerou ter um crediário próprio em sua loja, continue a leitura deste artigo e veja as razões pelas quais é interessante implementá-lo!
Vender a prazo hoje em dia se tornou uma necessidade, já que nem sempre é possível pagar a vista. Os consumidores buscam, constantemente, melhores formas de parcelamento, e é preciso se adequar a essa realidade.
Por isso, separamos 4 motivos para te mostrar que o crediário próprio pode ser uma opção vantajosa para o seu estabelecimento:
Vamos começar por aqui, a taxa de juros, um dos maiores benefícios para o consumidor. Se comparada, o juros de um carnê atrasado é muito menor do que o que é cobrado por um cartão de crédito.
Explicar essa diferença para o cliente no momento da venda pode ser uma ótima estratégia para incentivar a compra no crediário, despertar maior interesse do consumidor e ainda gerar maior competitividade de mercado.
Outra vantagem é que você também consegue aumentar o parcelamento para o seu cliente. Enquanto as compras feitas por cartão de crédito ou cheque pré-datados não costumam passar de 12 parcelas, com o crediário é possível chegar a até 48.
Entretanto, para conceder um parcelamento tão amplo assim, é essencial que você tenha uma política de crédito bem definida em seu negócio para entender o risco de inadimplência que cada consumidor pode oferecer.
Afinal de contas, ninguém quer sair no prejuízo, não é verdade?
Principalmente em momentos de recessão econômica, o crediário próprio é visto como uma oportunidade para os consumidores, que podem comprar visando um parcelamento que seja condizente com seu orçamento.
É claro que essa negociação não deve ultrapassar a capacidade de pagamento do cliente. Mas com certeza se trata de uma ótima ferramenta para manter o negócio aquecido e, consequentemente, aumentar o volume de vendas.
Apesar da possibilidade de utilizar o boleto bancário, quando disponibilizado o carnê, você faz com que o cliente tenha um motivo a mais para voltar em sua loja.
Isso faz com que a pessoa comece a criar um relacionamento com a empresa, o que pode propiciar a fidelização e, como resultado, aumentar as vendas também.
Esse é um ponto importantíssimo que se deve ter em mente antes de criar o crediário em seu estabelecimento. Não hesite em fazer análise de crédito para saber para quem você está vendendo.
Essa avaliação é fundamental para que você consiga definir um limite de crédito coerente para seu cliente e, principalmente, para oferecer o melhor parcelamento a ele.
Mais do que isso, através dela, você tem mais chances de diminuir a temida inadimplência que, infelizmente, é uma realidade em nosso país.
E então, o que achou desse conteúdo? Esperamos que ele possa te ajudar em seu negócio.
Se quiser conferir outras matérias com dicas e assuntos relacionados, é só continuar acompanhando nosso blog!
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