Confira agora o mapa da inadimplência no Brasil e entenda o cenário e o perfil de dívidas de junho até dezembro de 2022!
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Por Letícia
Publicado em 15 de dezembro de 2020
Atualizado em 1 de abril de 2024
Você conhece as pessoas que compram em seu negócio? Já avaliou o perfil de risco dos seus clientes?
Esta é uma etapa fundamental antes de conceder crédito e que muitas vezes é ignorada. A decisão de vender para alguém pede uma análise de risco para identificar como e quanto pode ser vendido ao consumidor.
De maneira geral, trata-se basicamente de conhecer o perfil do cliente e entender qual o limite de crédito pode ser liberado para ele.
Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar nessa análise. Continue a leitura para conferir!
É importante ter em mente que toda concessão envolve riscos e que a inadimplência é uma realidade em qualquer negócio, ainda que seja controlada. No entanto, avaliar o perfil do consumidor é um ponto essencial para vender com mais segurança.
Dessa forma, a ferramenta mais recomendada — e mais eficiente — para esse processo é a análise de crédito. E uma boa análise precisa contar com alguns passos básicos:
O primeiro ponto para começar a avaliar o consumidor, entender o seu perfil e o risco que ele pode trazer, é criar um cadastro completo, com todos os dados pessoais, e mantê-lo sempre atualizado.
Para isso, então, é necessário:
Existem diversas maneiras de comprovar renda, das mais simples até a declaração do imposto de renda. Independentemente de qual você tenha acesso, avalie tudo o que o cliente fornecer de documento comprobatório. Isso ajudará no momento de definir um limite de crédito condizente com a capacidade de pagamento dele.
Além disso, vale a pena fazer uma consulta de crédito para saber se ele tem dívidas ativas, qual o tempo médio de atraso para realizar pagamentos, o ticket médio de compras, entre outros.
Para tornar sua análise ainda mais precisa e ter mais respostas sobre o comportamento financeiro do seu cliente, você pode usar os 5C’s do crédito, avaliando cada um deles: caráter, capacidade, condições, colateral e capital.
O risco de crédito costuma ser classificado de duas formas. Veja:
Chamam de primeira classe as operações de crédito que possuem alta probabilidade de inadimplência. Ou seja, aqueles clientes que, após a análise, demonstram um perfil arriscado. Nesse caso, a pessoa normalmente tem de apresentar mais garantias de que irá cumprir com sua responsabilidade financeira.
Por outro lado, na segunda classe o risco de não receber pela compra diminui. Desse modo, o consumidor não precisará passar por essa comprovação de que conseguirá arcar com seus compromissos financeiros, além da forma de pagamento poder ser revisada.
E então, este conteúdo foi útil? Você acabou de conferir os principais aspectos que devem ser observados para definir o risco de crédito em uma concessão. Para ler outras matérias como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais.
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Que bom que gostou, Amanda. Continue acompanhando nosso blog para conferir outros conteúdos.