Saiba como fazer uma análise de perfil de risco eficiente antes de vender para seus clientes!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 25 de julho de 2019
Atualizado em 10 de novembro de 2022
Já ouviu falar no adicional Participação em Empresas?
Se por um lado vender a prazo ajuda a fidelizar clientes e elevar o faturamento, por outro, aumenta as chances de desequilibrar o caixa, tanto por ausência de organização do fluxo de pagamento, quanto pelo risco de inadimplência.
Mas em uma era de extrema competitividade, com a concorrência sempre oferecendo preços mais baixos e opções mais atrativas de pagamento, nem dá para pensar em não parcelar. Então, como vender com segurança?
É sobre esse assunto que trataremos nos post de hoje. E, para isso, vamos focar no adicional Participação em Empresas!
Continue a leitura para conferir!
Vender com segurança talvez seja o maior desafio para as empresas, especialmente para as que trabalham no formato B2B (Business to Business). Ou seja, que vendem para outras empresas.
Você sabia que ainda em dezembro de 2018 a inadimplência atingiu 5,305 milhões de micro e pequenas empresas, representando — até então — o segundo maior volume de toda a série histórica, abaixo apenas do recorde em setembro de 2018 (5,327)? Na comparação com o mesmo mês de 2017, houve aumento de 7,5% e na relação com novembro de 2018, uma alta de 1,0%.
“Além dos fatores econômicos, este patamar de inadimplência também está relacionado com a dificuldade das micro e pequenas empresas em administrar a saúde financeira dos negócios”, diz o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola.
Mas não parou por aí! O ano de 2022 chegou e quebrou todos os recordes. Só em abril desse ano, o número de empresas inadimplentes foi de 6,1 milhões, ultrapassando o marco de 2020 e somando 200 mil a mais do que o mesmo período de 2021.
É fundamental que as empresas que vendem a prazo contem com ferramentas para orientar o fechamento de seus negócios. As informações obtidas por meio dessas soluções não precisam ser usadas apenas para permitir ou restringir o acesso ao crédito, também é possível utilizá-las para desenvolver planos e linhas de crédito mais apropriadas para cada perfil de cliente.
Nesse sentido, o adicional Participação em Empresas surge como uma peça essencial na análise de crédito para negócios B2B, pois traz dados importantes, como: apresenta a empresa, os sócios, acionistas e administradores, dando uma visão extensa de como está a situação de cada um na organização.
Essa solução está disponível nas consultas de CNPJ da Serasa Experian para você conhecer de forma mais detalhada os vínculos e pagamentos da empresa consultada, antes de conceder crédito a ela. Ao selecionar o adicional em sua consulta, você terá os seguintes resultados:
Essa informação mostra a empresa, o participante, o vínculo e a porcentagem capital.
Através do adicional, além de verificar as participações em empresas, você pode conhecer a saúde financeira dos sócios e acionistas do CNPJ consultado, saber se uma das empresas envolvidas já é seu devedor ou se deve para outras empresas.
Uma ferramenta simples que vai impactar diretamente no combate à inadimplência.
E você, já usa essa solução em suas análises de crédito? Deixe-nos um comentário contando como você tem feito para reduzir a inadimplência em seu negócio.
Saiba como fazer uma análise de perfil de risco eficiente antes de vender para seus clientes!
Análise de Crédito
3 min
Potencialize suas consultas e tenha acesso a informações mais completas sobre um parceiro comercial. Conheça agora o adicional Anotações Completas!
Análise de Crédito
2 min