
Mercado de crédito no agronegócio brasileiro avança e promete trazer melhores oportunidades aos milhões de produtores rurais do país. Saiba mais sobre o assunto agora!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 6 de junho de 2025
Atualizado em 13 de junho de 2025
Entender o que é planejamento orçamentário e para que ele serve é fundamental quando falamos sobre a saúde financeira de uma empresa.
Esse tipo de estratégia visa mapear despesas e receitas, a fim de compreender os valores disponíveis após o pagamento de todas as obrigações financeiras do negócio.
Dessa forma, é possível identificar quais gastos precisam ser cortados e como direcionar melhor os recursos. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e quais os principais modelos de planejamento orçamentário.
Continue a leitura para conferir!
Existem diferentes modelos de planejamentos indicados para necessidades específicas de uma empresa. Veja os principais!
A partir dessa modalidade, você acompanha mais de perto as entradas e saídas do seu caixa, corrige desvios rapidamente e revisa metas sempre que necessário. Além disso, ela possibilita projeções mais precisas de receita e ajuda a visualizar custos que fogem do padrão.
Este, por outro lado, é voltado para metas de longo prazo. Sendo assim, exige uma análise mais profunda dos dados financeiros anteriores, como faturamento anual, média de vendas e sazonalidade. O objetivo é antecipar riscos, reduzir desperdícios e garantir estabilidade no caixa.
Agora que você já sabe o conceito do planejamento orçamentário, veja os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio:
Por meio de um plano bem estruturado, você tem uma visão exata de quanto sua empresa ganha e gasta em cada período. Isso facilita o acompanhamento do desempenho financeiro.
Com uma boa estratégia, você consegue criar reservas para situações inesperadas e manter a organização financeira em momentos de crise, evitando a necessidade de empréstimos.
Organizar as finanças permite que a empresa cresça de forma sustentável, com base em dados reais.
Para colocá-lo em prática, é indispensável seguir algumas etapas básicas:
Reúna todas as informações sobre os ganhos e gastos da empresa. Em seguida, classifique despesas fixas, variáveis, tributárias e tecnológicas. Use uma planilha ou software de gestão para registrar todos os valores atualizados.
Analise a situação financeira atual e estabeleça metas realistas, como aumento de receita ou redução de custos, e crie uma reserva de emergência para monitorar os resultados por meio de indicadores (KPIs), como margem líquida, ROI e giro de estoque.
Avalie quais gastos são imprescindíveis e quais podem ser reduzidos ou eliminados. Negocie com fornecedores e priorize despesas que geram retorno para o negócio.
(Leia também: Gestão de fornecedores: como escolher os melhores parceiros?).
Mais do que entender o que é planejamento orçamentário, é preciso saber como ele funciona para implementá-lo de maneira inteligente.
Com um bom controle de receitas e despesas e objetivos bem delineados, você poderá tomar decisões mais seguras.
E então, está pronto para começar a estruturá-lo? Esperamos que esse conteúdo te ajude!
Se quiser ler outras matérias como essa, não deixe de visitar nosso blog. Até a próxima!