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O que é market share e qual sua importância nas empresas

Se você é empreendedor ou trabalha com marketing e vendas, já deve ter ouvido falar o que é market share. 

Esse indicador, que em português quer dizer “participação em mercado”, tem papel essencial para avaliar a competitividade entre uma empresa e seus concorrentes, ou seja, ele serve para mostrar a posição da empresa no mercado. 

Por isso, neste post vamos mostrar por que é importante entender esse conceito, como calculá-lo e como ele pode ajudar a identificar gargalos nas suas estratégias de vendas. Acompanhe a leitura para saber mais! 

O que é market share: entenda como funciona o cálculo

O Market Share utiliza uma fórmula para medir a participação do negócio no mercado em que atua. Esse cálculo normalmente leva em conta índices, como: faturamento, vendas, aderência da marca no mercado, participação, etc. 

É por meio dele, por exemplo, que se sabe qual a marca ou empresa líder em determinado segmento, qual vende ou fatura mais. 

O cálculo pode ser feito de diferentes formas: 

Por receita: 

Receita total de vendas / Receita total do setor x 100.

Pelo número de clientes: 

Número de clientes / Consumidores potenciais x 100.

Pelo valor de mercado: 

Valor de mercado / Valor total de mercado das principais empresas concorrentes x 100.

A fórmula deve ser escolhida com base nos objetivos do seu negócio. Além disso, se pararmos para analisar o conceito de market share de modo mais aprofundado, encontraremos três definições: 

  • Quota de clientes: é o percentual de clientes que sua empresa conquistou em comparação com o total de clientes alcançados pelos concorrentes de mercado.
  • Quota de penetração: é a porcentagem de clientes conquistados em relação ao público-alvo.
  • Índice de uso: é o percentual do ticket médio ou receita recorrente gerada pelos clientes da sua empresa em comparação com resultados dos concorrentes. 

Como esse indicador pode ajudar nas estratégias da sua empresa?

É válido pensar nesse indicador como um ranking que mede e apresenta em que ponto seu negócio está. Tendo essa informação, você consegue visualizar melhor a performance da sua empresa no mercado e ajustar suas estratégias para atrair clientes e vender mais. Mais do que isso, o market share pode te ajudar a: 

  • criar um planejamento mais direcionado (seja para vendas físicas ou online)
  • analisar a concorrência e seu desempenho 
  • descobrir os produtos que têm maior potencial entre os concorrentes e novas oportunidades de lançamentos 
  • gerenciar melhor sua equipe de vendas 
  • identificar os pontos fracos e fortes em relação à concorrência. 

Como aumentar a participação de mercado da sua empresa?

Aumentar a participação de mercado requer ações bem definidas, como:  

  • Melhoria de produtos e inovação
  • Expansão para novas regiões 
  • Preços competitivos
  • Promoções e descontos
  • Campanhas de marketing
  • Programas de fidelização de clientes
  • Aumento de canais de distribuição
  • Parcerias estratégicas
  • Garantia de qualidade no atendimento ao cliente
  • Pesquisa de mercado e análise competitiva.

Como você acabou de ver, conhecer e monitorar o market share do seu negócio é uma forma de visualizar se o seu plano de ações está evoluindo ou precisa de revisões. Portanto, esteja sempre atento a ele. 

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil para você e sua empresa! Para ler outras matérias como essa, continue acompanhando nosso blog semanalmente. Até a próxima!

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