Conheças as principais medidas financeiras para ajudar as empresas brasileiras a se manterem vivas durante e após a pandemia do corona vírus no Brasil.
Destaques
4 min
Por Letícia
Publicado em 22 de fevereiro de 2022
Atualizado em 1 de junho de 2022
Com certeza você tem noção do que é IGP-M, mas você sabe exatamente para que ele serve, o que ele abrange e como é calculado?
No post de hoje, vamos explicar sobre o funcionamento desse índice. Para conferir, é só continuar a leitura!
IGP-M é a sigla para Índice Geral de Preços do Mercado, uma das variações do IGP. Esse indicador importante para a economia nacional é avaliado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o intuito de medir a inflação de preços de matérias-primas da área agrícola e industrial até serviços e bens.
O índice é composto pelo IPA-M (Índice de Preços por Atacado – Mercado), IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) e INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado), tendo o primeiro um peso de 60%, o segundo 30% e o terceiro 10%.
Esses indicadores calculam desde itens de alimentação até serviços diversos, como mensalidades de planos de internet, condomínio, remédios, transporte, entre outros.
Sendo assim, contas de energia elétrica, alguns planos de saúde e tipos de seguros, educação e universidade também podem ser reajustadas pelo IGP-M e não somente o aluguel de imóveis, como estamos acostumados a ver.
Tanto o IPCA quanto o IGP-M medem a inflação e servem como base para entender o custo de vida dos brasileiros a partir das variações de preços. No entanto, eles podem apresentar resultados bem distintos. Por exemplo, em janeiro deste ano, o IPCA foi de 10,38% em um acumulado de 12 meses, enquanto o IGP-M ficou em 17,78% em 2021.
De maneira geral, a diferença é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) se refere a variação de preços de serviços e produtos ao consumidor final. Já o IGP-M envolve a oscilação de todo o processo de produção.
Estes são os principais pontos sobre o IGP-M. Esperamos que esse conteúdo seja útil para você! E para ler outros materiais com temas relacionados, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!
Tem alguma dúvida? Escreva um comentário aqui embaixo!
Conheças as principais medidas financeiras para ajudar as empresas brasileiras a se manterem vivas durante e após a pandemia do corona vírus no Brasil.
Destaques
4 min
É claro que você já conhece a nova lei do Cadastro Positivo, que entrou em vigor no ano de 2019. Mas você já parou para pensar nos benefícios que ela pode proporcionar ao seu negócio? Confira agora 5 vantagens do Cadastro Positivo!
Análise de Crédito
3 min