Você avalia o perfil de risco das pessoas que compram em sua empresa? Entenda por que esse processo é importante, mesmo para clientes conhecidos!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 19 de julho de 2019
Atualizado em 10 de julho de 2023
O cadastro positivo permite que as empresas para as quais você solicita crédito enxerguem todo o seu comportamento como pagador, considerando tanto as contas em atraso quanto as que foram pagas em dia, o contrário do que acontecia com o cadastro negativo, no qual as empresas analisavam somente o que não foi pago.
Em outras palavras, agora os credores conseguirão visualizar todos os seus outros compromissos financeiros, entendendo que, ainda que tenha algum atraso, você tem diversas outros acertos, e isso te ajudará a negociar com estas instituições.
O cadastro reúne informações sobre como a pessoa tem lidado com seus compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Passam a constar no histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.
O histórico de pagamentos referente a contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.
Assim, aos poucos você vai construindo seu histórico de bom pagador e tudo o que foi pago em dia será considerado, permitindo que as empresas façam uma análise mais completa e justa sobre seu perfil, além de poderem oferecer melhores taxas de juros e também de virem seu score aumentando.
1 – A Lei 12.414/2011 foi alterada. Em 09 de julho de 2019, a inclusão do cadastro positivo se tornou automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz, água e telefone.
2 – O cadastro positivo é adotado de forma bem sucedida em mais de 70 países. Com a nova lei, o consumidor continua tendo sua própria nota de crédito, mas agora de forma mais abrangente, já que passa a incluir mais fontes que enviarão informações.
3 – Somente a pontuação de crédito (score) estará disponível ao mercado para análise do perfil de crédito, a menos que você autorize a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito. Quem pode consultar: comércio, serviços, bancos e financeiras.
Confira a seguir os impactos do cadastro positivo:
Os birôs de crédito gestores do cadastro positivo, como a Serasa Experian, receberão dados das fontes, que são empresas que realizam negócios e operações de crédito com os consumidores, entre elas: água, eletricidade, gás, telefone.
Poderão ter acesso às informações: o comércio, os bancos, as financeiras e os prestadores de serviços, para definir condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.
Sim. Você pode sair a qualquer momento, basta solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito.
O órgão que receber o pedido de exclusão fica obrigado a atendê-lo e compartilhar com os demais birôs, para que também o atendam em até 02 dias úteis. Porém, é importante lembrar que, ao realizar o descadastro, você volta a ser avaliado somente pelo histórico negativo e perde as vantagens que o positivo oferece.
Estamos falando de uma perspectiva totalmente renovada que amplia os horizontes e aumenta o fluxo de vendas para as empresas. Imagine que aquela empresa que se negou a vender para você por seu score estar baixo, ou porque só tinha acesso as suas contas não pagas, agora terá um outro volume de dados sobre seu perfil. Trata-se de uma nova possibilidade em que todos podem sair ganhando.
E então, o que achou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para conferir outras postagens como essa. E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, é só nos deixar um comentário que responderemos em seguida!
Você avalia o perfil de risco das pessoas que compram em sua empresa? Entenda por que esse processo é importante, mesmo para clientes conhecidos!
Análise de Crédito
3 min
Entenda quais as consequências de ter sua empresa negativada. Saiba como evitar e o que fazer em uma situação como essa!
Gestão e Negócios
3 min
E muito bom mesmo
Nossa que boa notícia! muito bom
Boa tarde preciso que a prove crédito no meu cartão iatu
Olá, Douglas. Cada banco possui sua própria política de análise, por isso, vários fatores podem ser levados em conta para aprovar ou reprovar o crédito.
Gostei disso