Ainda não conhece o pacote de recuperação da SCC Check? Neste post, vamos explicar as principais características do serviço e como ele funciona prática. Confira agora!
Destaques
2 min
Por Letícia
Publicado em 16 de agosto de 2022
Atualizado em 10 de julho de 2023
Se você é ou pretende se tornar um microempreendedor individual e quer saber se MEI pode ter funcionário, a resposta é sim! Mas essa é apenas uma entre as diversas dúvidas que surgem sobre o assunto.
Por isso, listamos as principais perguntas em relação à contratação de colaboradores para MEI, faixa salarial, entre outras. É só continuar a leitura para conferir!
A decisão de se tornar MEI geralmente vem acompanhada de dúvidas. Veja, a seguir, as mais comuns!
Como já falamos, o MEI pode sim ter funcionário. Porém, até o momento, só é permitida a contratação de uma única pessoa.
Corre um Projeto de Lei Complementar nº 108/2021 na Câmara de Deputados, aprovado pelo Senado Federal, que visa ampliar o limite de faturamento anual do MEI e liberar a contratação de até dois colaboradores. A proposta se encontra em trâmite, aguardando aprovação das autoridades.
O valor pode seguir o salário mínimo nacional ou o piso salarial da categoria que o MEI atua.
No portal do Ministério do Trabalho e Previdência, é possível visualizar essa base salarial.
O fato de admitir um funcionário não interfere no faturamento anual do MEI. Atualmente, o microempreendedor individual pode faturar até R$81 mil reais. Caso o projeto de lei 108/2021 — o qual mencionamos acima — for aprovado, os rendimentos poderão chegar a R$130 mil reais por ano.
Como parte dos documentos a serem solicitados para o futuro empregado, estão:
Além disso, o empregador precisará:
(O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é o programa responsável por reunir todas as obrigações do MEI relacionadas ao contratado, como FGTS, folha de pagamento, contribuições referentes à previdência, etc.).
Depois de efetivada a contratação, o empregador deve cumprir com as seguintes tarefas:
Tendo como base o salário mínimo nacional, que está em R$1212,00, o empregador ainda tem que pagar mais 11% sobre o valor de remuneração do funcionário. Nesse percentual, 3% é para o INSS e 8% para o FGTS.
Assim como qualquer empregado que trabalha em regime CLT, o funcionário do MEI também possui seus direitos. Entre eles, estão:
Você acabou de saber os principais pontos sobre a contratação de funcionário para MEI. Para ler outros materiais como esse, siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog semanalmente. Até a próxima!
(Leia também: O aumento do número de MEIs no Brasil).
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!
Ainda não conhece o pacote de recuperação da SCC Check? Neste post, vamos explicar as principais características do serviço e como ele funciona prática. Confira agora!
Destaques
2 min
Confira as principais dúvidas sobre negativação de devedores e veja quais documentos podem ser negativados!
Destaques
3 min