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Por Letícia
Publicado em 13 de abril de 2021
Atualizado em 11 de janeiro de 2023
Muita gente não dá a devida importância a este fato, mas conquistar e manter uma carteira de clientes saudável é ponto crucial para o bom desempenho de qualquer empresa. Quando se tem uma carteira bem formada, fica mais fácil gerenciar, inclusive, o relacionamento.
Além disso, você consegue identificar o perfil de consumidor mais adequado para o seu negócio, os que apresentam histórico de inadimplência, quais estão ativos ou inativos, que compram com mais frequência, enfim.
Para saber mais sobre como manter uma base de clientes saudável, é só continuar a leitura deste artigo. Separamos 3 dicas simples para que você possa colocar em prática. Confira!
Se você se preocupa com o sucesso do seu negócio, é hora de considerar uma avaliação da sua carteira de clientes para reestruturá-la, caso necessário. Esse passo é fundamental e impacta diretamente a saúde financeira da sua empresa. Por isso, listamos algumas dicas básicas para te ajudar.
Identificar e conhecer seus potenciais clientes são ações indispensáveis. A partir disso, você terá uma visão mais assertiva dos interesses deles e, consequentemente, aumentará as oportunidades para o seu negócio.
Dessa forma, é válido reunir dados detalhados sobre seu público-alvo, como idade, gênero, hábitos de consumo, cidade e região, renda e afins. Tendo acesso a esse tipo de informação, você poderá entender as dores, necessidades e o comportamento de mercado do consumidor.
A etapa de atrair clientes pede um planejamento estratégico bem definido. É por meio dele que você irá apresentar o produto ou serviço que a sua empresa disponibiliza e, principalmente, mostrar como esse mesmo produto ou serviço pode ser útil para o dia a dia do consumidor.
Portanto, seja criativo. Exponha as vantagens e características do que você vende.
Estabelecer requisitos é uma maneira de manter a sua carteira organizada, levando em conta a realidade da sua empresa.
Uma possibilidade é elencar fatores que podem eliminar um cliente da sua base. Por exemplo, uma pessoa que teve um parcelamento negado, que apresenta um risco alto de inadimplência, entre outros.
Esses são os pontos principais. Monitore o cadastro dos seus clientes e os atualize sempre. Preste atenção nos consumidores que compram com mais frequência, nos que dão mais lucro ao seu negócio, na localização de cada um, entre outros.
Com essas informações você saberá o momento certo e para quem oferecer descontos, condições de pagamento diferenciadas, ou quando houver oscilação do mercado em alguma região específica, além de poder avaliar a concorrência, buscar melhorias, etc.
Você acabou de conferir 3 dicas simples que podem te ajudar a criar uma carteira saudável de clientes. Se quiser ler outros materiais como esse, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos uma postagem nova!
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