
Ainda tem dúvidas sobre a negativação? A seguir, você vai conferir como funciona o processo e quais documentos podem ser negativados!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 23 de março de 2022
Atualizado em 21 de março de 2023
O cronograma do imposto de renda 2023 (IR) com ano-base 2022 foi disponibilizado pela Receita Federal e os contribuintes já podem fazer o envio da declaração desde o dia 15 de março.
E você, já declarou seu IR? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, este conteúdo é para você! Continue acompanhando para conferir!
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a declaração do IR. Veja a seguir as principais perguntas:
Contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 no ano de 2022 precisam declarar o imposto até o dia 31 de maio. Além destes:
É importante ficar atento ao prazo e às regras definidas, pois a multa para o contribuinte que não fizer a declaração pode chegar a até 20% do valor do imposto.
Entre os documentos pessoais exigidos, estão:
Dos comprovantes, podem ser solicitados os seguintes:
Os MEIs estão inclusos na contribuição, porque entram na categoria de pessoas físicas com CNPJ. Por isso, também devem apresentar alguns documentos:
Essas são as perguntas mais frequentes e as documentações que costumam ser requeridas.
E então, o que achou deste post? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, basta escrever nos comentários aqui embaixo!