Quer saber como aumentar o volume de vendas do seu negócio a partir da análise de crédito? Confira a seguir 3 passos importantes para colocar em prática!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 6 de setembro de 2023
Atualizado em 27 de agosto de 2024
Nada como conhecer histórias de empreendedores de sucesso que, quando decidiram abrir suas próprias empresas, passaram por situações desafiadoras e conseguiram superar obstáculos. Afinal, o medo de fracassar é muito comum por quem quer ou acabou de começar um negócio do zero.
Nós sabemos que relatos de superação e conquistas não garantem um futuro promissor, porém, podem ser o “estalo” que falta para dar o primeiro passo ou, até mesmo, para rever as estratégias que já estão sendo aplicadas em uma empresa.
Por isso, separamos algumas histórias de empreendedores para te inspirar. Confira a seguir!
A seguir, veja 4 brasileiros com histórias instigantes no mundo corporativo.
Luiza Helena Trajano está à frente de uma das maiores redes de varejo do país, a Magazine Luiza.
Desde os 12 anos de idade, Luiza já tomava conta do balcão da loja da família durante suas férias escolares. Mais tarde, depois de passar por toda a empresa, assumiu o negócio e se tornou uma das pioneiras em vendas pela internet no país.
De início, a Magazine tinha apenas uma loja no interior de São Paulo. Mas, com muito empenho e dedicação, a empreendedora transformou a marca em uma das mais renomadas do mercado, batendo de frente com os principais concorrentes do segmento, como Pontofrio, Casas Bahia, entre outros.
Hoje, com mais de 25 anos no comando da Magazine Luiza, a mulher se tornou referência para muitos empresários. (E não é para menos, não é mesmo?).
Alexandre Costa ainda não sabia, mas a partir dos seus 17 anos, sua vida mudaria completamente.
O jovem, que havia decidido revender chocolates, recebeu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Ao chegar com o pedido na fábrica, tomou um banho de água fria. A empresa informou que não seria possível fazer os produtos com esse peso.
Para não deixar os clientes na mão, Alexandre comprou toda a matéria-prima que iria precisar, contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo e decidiu que ele mesmo produziria os ovos.
Em 3 dias, com uma jornada de trabalho de 18 horas, os pedidos foram entregues.
O lucro gerado por essa demanda foi o pontapé para a criação da famosa Cacau Show.
Flávio morava em Jabour, na zona oeste do Rio de Janeiro, quando trabalhava como vendedor em uma escola de idiomas. Após 4 anos, avançou de cargo e se tornou diretor na mesma instituição de ensino. No entanto, ele estava sem muitas perspectivas para o futuro.
Foi então que teve a ideia de montar seu próprio negócio. Em 1995, com um cheque especial de 20 mil reais, Flávio Augusto da Silva abriu sua primeira escola de inglês para adultos com formação em 18 meses. A surpresa: mais de mil alunos se matricularam.
Luiz Seabra já demonstrava interesse pela área das finanças desde os seus 15 anos. Ao terminar o ensino médio, decidiu fazer faculdade de Economia.
Ao fim da graduação, com 26 anos, abriu a primeira loja em São Paulo e uma pequena fábrica que contava com apenas 7 funcionários.
No começo, o empresário vendia os produtos de porta em porta. Essa etapa, inclusive, foi essencial para que ele pudesse reconhecer as necessidades dos clientes e traçar estratégias de melhorias e expansão.
Algum tempo depois, chegaram os sócios Guilherme Leal e Pedro Passos, e hoje a Natura é o que é por toda a dedicação recebida.
Essas são somente algumas entre inúmeras histórias de empreendedores que conseguiram superar as dificuldades e se tornaram referência no mercado. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que ele também te inspire!
Se quiser ler outras matérias interessantes, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Até a próxima!
Quer saber como aumentar o volume de vendas do seu negócio a partir da análise de crédito? Confira a seguir 3 passos importantes para colocar em prática!
Análise de Crédito
3 min
O número de empresas inadimplentes no Brasil atingiu o maior índice desde abril de 2020. Saiba mais sobre o assunto agora!
Destaques
2 min