Já ouviu falar sobre o Pix de pagamento? O sistema está com lançamento marcado para novembro de 2020 e promete diversas funcionalidades que facilitarão o nosso dia a dia. Saiba mais agora!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 20 de março de 2019
Atualizado em 10 de abril de 2023
Você já parou para pensar como funcionam as fraudes nas empresas? De onde elas surgem e como são motivadas? Partindo de uma perspectiva bem característica, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é uma pessoa atrás de um computador, tramando como ela acessará o cadastro e roubará os dados de terceiros.
Infelizmente, os criminosos são criativos e encontram um universo de possibilidades muito mais complexo do que esse.
A empresa de investigação americana Kroll, divulgou informações preocupantes a respeito de fraudes empresariais no Brasil. Segundo o levantamento, 74% das organizações teriam sofrido ao menos um episódio de fraude no período de 1 ano.
A cada nova descoberta de golpe, a tecnologia assume um papel ainda mais crucial. Por isso, hoje vamos falar de uma ferramenta muito importante no combate à fraude: o Monitoramento, ou Me Proteja Empresas, como é chamado!
Desenvolvido pela Serasa Experian, o serviço é indicado para empresas de qualquer setor e tamanho, que tenha algum relacionamento no mercado.
O objetivo da ferramenta é monitorar e comunicar qualquer alteração no CNPJ e de até mais três CPFs, durante 24 horas por dia.
O Monitoramento tem o princípio de informar sempre que houver indicação de inclusão de negativação dos documentos na base da Serasa antes que ela de fato ocorra, permitindo que o cliente faça os pagamentos antes da divulgação da dívida, além de evitar fraudes em nome da empresa ou dos demais documentos monitorados e comunicar caso haja registro e/ou baixa de protesto.
Logo após a ativação do Monitoramento, é feita uma verificação do status atual do documento. A partir daí, será enviado um comunicado via e-mail para toda e qualquer alteração referente às pendências financeiras e/ou protesto.
Portanto, o associado será notificado sobre qualquer inclusão em seu nome antes que ela seja informada à Serasa. Além disso, com o serviço, você acessa o relatório completo e atualizado do CNPJ da sua empresa e consegue adicionar o CPF/CNPJ de até 3 sócios para proteger ainda mais seus negócio.
Os alertas são gerados e encaminhados por e-mail para o contratante nos casos de adição ou exclusão de protestos, pendências financeiras, recuperações judiciais e extrajudiciais, falências, ações cíveis e dívidas vencidas da própria empresa ou de seus sócios.
Além de simples de ser utilizado, o conhecimento prévio de problemas envolvendo o CNPJ garante tempo hábil para os gestores agirem e reverterem a situação, dando uma segurança extra aos empresários. O usuário também é comunicado quando há inclusões de PEFIN/REFIN antes de serem divulgadas no mercado. Dessa forma, é você consegue conferir se a dívida procede ou não.
Segundo o superintendente de informações sobre empresas da Serasa Experian, Julio Leandro, o serviço é a garantia de que a companhia estará “blindada” 24 horas por dia.“
O Me Proteja Empresas visa dar tranquilidade ao empresário, evitando restrições ao negócio”, diz o executivo. “Ele alerta contra possíveis tentativas de fraudes envolvendo os CPFs dos sócios. Ao garantir a integridade financeira da empresa e de seus societários, a própria companhia se mantém saudável e apta a realizar transações comerciais”, explica Júlio.
Com o Me Proteja Empresas, é possível fazer tanto o monitoramento das empresas, quanto identificar tentativas de fraudes com os CNPJs/CPFs dos sócios, garantindo, assim, a integridade financeira de todos os proprietários e da companhia.
Uma pesquisa sobre fraudes feita pela Serasa levantou os seguintes dados:
Por isso, cuidar do seu CNPJ e CPF é a melhor maneira de proteger o futuro do seu negócio. Vamos supor que você precisa ter um bom relacionamento com seus fornecedores, pois seu giro de estoque é rápido e você tem que fazer compras frequentemente para conseguir atender seus clientes.
Se sua empresa sofre um golpe ou você tem os documentos clonados, o criminoso irá fazer compras em seu nome, sujará a reputação de sua empresa perante o mercado e os bureaus de crédito dificultarão suas negociações, fazendo com que você perca descontos e prazos ou até mesmo seja impedido de fechar compras.
Ao utilizar o Monitoramento, você é avisado sobre esse tipo de situação, tentativas de fraudes e, mesmo que o seu financeiro esqueça de pagar uma dívida, o sistema te alertará, evitando que sua empresa ou documento seja negativado.
E então, pronto para investir em uma solução de monitoramento ou antifraude? Na SCC Check você encontra exatamente o que o seu negócio precisa para se manter seguro!
Já ouviu falar sobre o Pix de pagamento? O sistema está com lançamento marcado para novembro de 2020 e promete diversas funcionalidades que facilitarão o nosso dia a dia. Saiba mais agora!
Destaques
3 min
Saiba o que é microcrédito, como funciona e quais instituições financeiras oferecem esse tipo de empréstimo.
Destaques
2 min