Saiba agora como funciona a Selic e como as mudanças das taxas de juros podem impactar diretamente as empresas!
Destaques
2 min
Por Letícia
Publicado em 24 de novembro de 2021
Atualizado em 1 de junho de 2022
Por mais que surjam diferentes meios de pagamento, o cartão continua sendo um dos mais utilizados. Mas é preciso bastante cuidado para não ser vítima de fraude com cartão de crédito.
Com o aumento das vendas online, o risco de cair em golpes é ainda maior. Por isso, é importante contar com a ajuda de soluções adequadas para a consulta de CPF e CNPJ antes de vender.
Neste post, vamos mostrar os principais tipos de fraude com cartão de crédito e o que fazer para se proteger contra eles. É só continuar a leitura para conferir!
Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais sofre com golpes de cartão? Uma pesquisa feita pela Global Consumer Card Fraud mostra que o índice chega a 49%. Entre as principais fraudes, estão as seguintes:
A clonagem se dá por meio de pequenos dispositivos eletrônicos que são inseridos em leitores de cartão para roubar os dados da pessoa.
A fraude consiste no uso de uma ferramenta capaz de gerar diferentes combinações numéricas até acertar uma opção que corresponda a um cartão de crédito para que o golpista possa realizar suas compras.
Muitos fraudadores fazem ligações se passando por bancos ou instituições financeiras para solicitar a confirmação de dados, como número de cartão e código de segurança, e fazer compras online.
O chargeback, na verdade, é uma contestação de pagamento. Dessa forma, os golpistas aproveitam da praticidade de estornar para deixar de pagar as compras.
A melhor maneira de se precaver contra esse tipo de situação é dedicando alguns cuidados ao processo de concessão de crédito. Por exemplo:
– Fazer análise de crédito: verifique se há alguma anotação envolvendo o cpf ou cnpj do cliente, consulte o histórico financeiro, avalie os documentos dele, entre outros.
– Investir em tecnologia: contar com um sistema de automação financeira e uma ferramenta de análise de crédito são ótimas formas para evitar esse tipo de golpe.
– Atualizar o banco de dados do cliente: manter os dados do consumidor atualizados é fundamental para fazer uma avaliação de crédito mais assertiva e em tempo real.
E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir as principais fraudes com cartão de crédito e como evitá-las. Para ler outras matérias como essa, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais!
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!
Saiba agora como funciona a Selic e como as mudanças das taxas de juros podem impactar diretamente as empresas!
Destaques
2 min
É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]
Destaques
4 min