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Por Letícia
Publicado em 13 de junho de 2023
Atualizado em 14 de novembro de 2023
Se algo mudou no comportamento de compra dos consumidores ao longo dos anos, com certeza foi a forma como eles esperam ser atendidos, seja no ambiente digital ou na loja física. Receber uma experiência de compra personalizada se tornou, hoje em dia, um dos principais gatilhos para a decisão de adquirir ou não determinado produto.
E é por isso que você, empresário, precisa rever as estratégias de vendas do seu negócio e, se necessário, refazê-las, pensando em colocar o cliente no centro de todas as decisões (o chamado customer centric).
Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!
Antes de passarmos para a parte prática, é importante que fique bem claro o porquê a experiência de compra é fator crucial para qualquer negócio.
Segundo dados do SuperOffice, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço quando recebem uma experiência satisfatória.
Ok. Mas o que queremos dizer com experiência satisfatória exatamente?
Estamos falando sobre escutar a dor do cliente, buscar conhecê-lo, entender suas reais necessidades e o fazer se sentir único. Ou seja: experiência de compra tem a ver com a percepção do consumidor sobre o tratamento que a sua empresa oferece (e temos certeza que você não quer que seu negócio seja visto com maus olhos, certo?).
A partir do momento em que ele se sente valorizado e percebe que suas exigências estão sendo atendidas, constrói-se uma relação de lealdade com a marca, e é essa confiança que vai impulsioná-lo a comprar novamente de você e, muito provavelmente, fidelizá-lo.
Não importa se você trabalha somente com loja física, com e-commerce ou com os dois. Ao desenhar uma estratégia pautada em experiência de compra, você deve levar em conta alguns elementos fundamentais:
Todos os aspectos decorativos e visuais do estabelecimento contam muito. Isso vai desde a cor das paredes, iluminação, disposição dos itens, até a música. Na loja virtual, refere-se às cores das páginas, as descrições das categorias de produtos, a forma e o local dos botões de compra, ao design, as imagens utilizadas, etc.
Estes outros dois elementos estão relacionados com a construção do relacionamento a longo prazo com o cliente. A ideia aqui é não concentrar o atendimento ou o serviço (em caso de e-commerces) em uma única compra, mas despertar no consumidor aquele sentimento de lealdade com a marca que falamos anteriormente.
Desse modo, observe se você tem oferecido um atendimento de qualidade, se os vendedores estão aconselhando e direcionando bem a compra, se o seu site entrega navegação adequada, se os produtos são encontrados com facilidade, se o seu chatbot funciona corretamente, se as ofertas estão bem descritas, entre outros.
Os compradores estão cada vez mais exigentes e conscientes com suas tomadas de decisão. Portanto, seja honesto em relação aos produtos ou serviços que você vende e cumpra com a proposta de valor: o que você anuncia condiz com a realidade da mercadoria?
Trabalhar com um mix de produtos faz toda diferença. O consumidor, antes de decidir pela compra, deseja olhar as diferentes opções disponíveis do produto ou preferência que ele descreveu ao vendedor.
A flexibilização dos meios de pagamento é outro quesito essencial. Imagine chegar em uma loja, escolher a mercadoria e na hora de pagar ser surpreendido, porque o estabelecimento não está apto a receber determinada forma de pagamento. É um tanto (bastante) frustrante, concorda? Por isso, tente variar nas alternativas.
Conhecer o seu público-alvo é primordial para estabelecer uma comunicação eficiente com o consumidor. A interação entre o vendedor e o comprador, sem sombra de dúvidas, deixará uma impressão positiva ou negativa sobre a experiência como um todo.
Sendo assim, ouça atentamente o que a pessoa está procurando e apresente as opções. Ah! Essa também é uma ótima oportunidade para usar a técnica de cross sell e oferecer itens que complementam aquilo que o cliente está buscando.
(Aproveite para ler: Cross selling e Up selling: veja como melhorar suas vendas).
Caso você trabalhe somente no offline, a preocupação com a comunicação deve ser ainda maior. Isso porque o usuário não consegue ver e sentir o produto. Então, as descrições devem ser verdadeiras e os canais de atendimento ao cliente precisam estar sempre ativos e em pleno funcionamento para que você consiga dar o suporte necessário.
A criação de programas de fidelidade é uma boa estratégia para instigar novas compras e fazer com que o cliente se sinta especial. Afinal, o benefício é dado aos consumidores mais fiéis.
Como vimos, a experiência de compra é um ponto decisivo para ter sucesso nas vendas. Por isso, vale muito a pena colocar em prática as dicas que deixamos. Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que ele seja útil para o seu negócio. Até a próxima!
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