Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Expectativas do varejo para o fim do ano aumentam, entenda!

Depois de um ano atípico por conta da pandemia do Coronavírus, as expectativas do varejo para o fim do ano aumentaram em 2021. 

Segundo pesquisa realizada em setembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no mercado varejista devem registrar cerca de 4,9% de aumento neste ano. 

No entanto, alguns desafios ainda podem dificultar a recuperação do setor, como a alta da inflação. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura!

O que esperar daqui para frente 

Conforme a vacinação contra a Covid-19 foi avançando e as medidas restritivas foram ficando mais flexíveis, o mercado viu reacender uma luz. Com a volta da circulação das pessoas nas ruas, as vendas passaram a crescer gradativamente e as expectativas também aumentaram. 

Entretanto, apesar da boa previsão, o aumento do valor dos produtos é um fator que preocupa e pode dificultar a recuperação do comércio. 

De acordo com o presidente da CNC, é essencial tentar manter o equilíbrio diante dos preços elevados, pois isso afeta não só o progresso do setor, como o orçamento dos brasileiros. 

Entendendo o cenário e a recuperação gradativa do comércio 

Para se ter ideia do impacto da crise, um levantamento feito mostra que abril do ano passado foi o pior mês para o mercado, com uma diminuição de 58% no consumo se comparado com períodos anteriores à pandemia.

Já em maio de 2020, houve um crescimento gradual nas vendas que seguiu durante o segundo semestre, acompanhando a flexibilidade no isolamento social.

Contudo, no início de 2021, as medidas restritivas foram retomadas e ficaram um pouco mais rigorosas, fazendo com que, novamente, as vendas caíssem.

Foi a partir deste segundo semestre que os números cresceram de novo. Com a evolução da imunização e a liberação e abertura do comércio, mais pessoas foram às ruas. Só em julho deste ano, a circulação de consumidores ficou quase 10% a mais do que no mês anterior. Mas ainda continua menor do que antes da chegada do Coronavírus. 

Embora o cenário seja de altos e baixos, as expectativas do varejo para o fim de ano são que as vendas aqueçam o mercado e tragam estimativas ainda melhores para 2022. 

E então, o que achou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ler outras matérias como essa! 

Posts relacionados

Clientes inativos: criando oportunidades de recuperá-los

É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]

Destaques

4 min

Certificado digital: o que é e para que serve

Você tem medo de compartilhar dados pessoais e informações da sua empresa na internet? Em tempos fraudes recorrentes, principalmente relacionadas a transações eletrônicas, é comum que a preocupação com a segurança de dados trocados no ambiente virtual impossibilite o acesso das pessoas a diversas facilidades oferecidas pela internet. A boa notícia é que já existe […]

Destaques

4 min