Saiba como atrair clientes para seu negócio e vender mais. Confira 5 dicas que preparamos para você colocar em prática agora mesmo!
Destaques
2 min
Por Letícia
Publicado em 8 de abril de 2019
Atualizado em 4 de abril de 2023
Mesmo que as contas estejam no vermelho, deixar a empresa negativada pode causar mais transtornos do que o sacrifício de pagar as dívidas. Com o nome sujo, o empreendedor passa a sofrer uma série de limitações. São impedimentos que impactam diretamente nos resultados do negócio e não somente na credibilidade que ele perde no mercado.
Mesmo que o cenário seja o mais negativo possível, é preciso buscar alternativas para limpar o CNPJ da empresa. Muitos empresários não sabem ou esquecem que isso pode incluí-la nos bancos de dados de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.
Sendo assim, neste post você vai conferir as consequências que ter o CNPJ negativado pode acarretar!
O primeiro ponto relacionado a negativação de uma empresa é a inclusão do CNPJ no cadastro de inadimplentes.
Antes de ser incluída nessa base de dados, é enviada uma notificação com um prazo para o pagamento.
Caso o pagamento não seja feito dentro de 3 a 5 dias úteis, a empresa tem seu nome inscrito em um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian. Uma vez no sistema, a reputação do negócio é afetada no mercado.
É Importante lembrar também que, o envolvimento de um dos sócios no banco de dados de inadimplentes, impacta a credibilidade da companhia, dificultando as negociações. Mesmo que apenas um dos sócios tenha restrição no documento, todos acabam sofrendo as implicações.
Uma das principais implicações de ter o documento negativado é, sem dúvida, a restrição ao crédito. A empresa começa a ter dificuldade para fazer compras a prazo e para obter empréstimos de bancos e instituições financeiras.
Com baixa reputação, o empreendedor encontra obstáculos para fechar novos negócios, ganhar preços e prazos. Isso porque, ao realizar uma negociação, é muito comum que o credor consulte o CNPJ do seu cliente para ver se há qualquer tipo de restrição no documento.
Ao adiar o pagamento, os juros vão se acumulando e a dívida vai crescendo. As principais cobranças são de juros de mora — proporcionais ao período de atraso — e a multa, cobrada pela quebra do compromisso assumido.
Além disso, podem existir cláusulas penais que representem sanções específicas, como o pagamento de uma indenização, em caso de atraso.
Mesmo que o CNPJ seja retirado dos bancos de dados de inadimplentes, os credores ainda podem mover ações judiciais de cobrança contra a empresa. Essa cobrança pode ser feita enquanto a dívida existir, independentemente do documento da organização estar ou não cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito.
Se o débito for alto e os credores moverem ações judiciais, o dono do negócio pode ter as contas pessoais bloqueadas para quitar os débitos pendentes.
Como você acompanhou, há uma série de riscos e complicações em deixar a empresa negativada. Então, mesmo nos momentos de dificuldades financeiras, é preciso procurar soluções para quitar todos os débitos.
Antes de mais nada, devemos ressaltar que essa não é uma situação irreversível. Pelo contrário. Com o auxílio jurídico, é possível limpar o CNPJ da organização.
O primeiro passo é realizar uma análise da natureza das dívidas e dos valores. Em seguida, é preciso avaliar se a negativação foi feita dentro da legalidade. Com base no Código de Defesa do Consumidor e em outras leis, os advogados avaliam a possibilidade e a viabilidade de ingressar com uma ação judicial de exclusão de negativação.
Por último, deve-se fazer a renegociação da dívida pendente para que o documento seja anulado do registro de inadimplentes. Depois disso, o CNPJ tem até 5 dias úteis para ser retirado da base de dados.
E então, esse conteúdo foi útil? Compartilhe-o nas redes sociais para ajudar mais pessoas a entenderem a importância de quitar seus compromissos financeiros e manter as dívidas em dia!
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo!
Saiba como atrair clientes para seu negócio e vender mais. Confira 5 dicas que preparamos para você colocar em prática agora mesmo!
Destaques
2 min
É comum que as empresas foquem os seus esforços de vendas na captação de novos clientes. Com isso, os clientes inativos acabam sendo esquecidos sem uma tentativa de recuperação dessa parte da carteira. Ainda há certa mentalidade que aponta que é mais fácil esquecer desses clientes e começar a captar novos. No entanto, recuperar os […]
Destaques
4 min