A régua de cobrança é uma ferramenta importantíssima para diminuir o índice de inadimplência. Saiba agora como montar um formato eficiente para o seu negócio!
Análise de Crédito
2 min
Por Letícia
Publicado em 7 de dezembro de 2021
Atualizado em 23 de outubro de 2024
Depois da Black Friday, o fim do ano é a época mais esperada pelos lojistas. E as expectativas para esse ano estão bastante altas.
Ainda que a crise econômica persista, esse é um momento importante para quem quer compensar os dois últimos anos atípicos, em meio a uma pandemia, para vender mais.
Mas como aumentar as vendas de fim de ano? Como se preparar e não perder nenhuma oportunidade?
É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura e confira 4 dicas que vão ajudar seu negócio nesse período!
As festas de fim de ano criam um cenário oportuno para o comércio de modo geral. Grande parte dos consumidores se planejam para gastar mais nessa época, especialmente porque muitos recebem o pagamento do décimo terceiro salário. Então, empreendedor, é hora de se organizar para conseguir faturar mais!
Acompanhe agora 4 dicas infalíveis para colocar em prática em sua empresa!
A gestão de estoque é imprescindível! Manter uma variedade de produtos é fundamental para que você consiga atender a demanda dos seus clientes, principalmente nesse momento. Por isso, o controle do fluxo de entradas e saídas de mercadorias é super importante.
Vale levar em conta o volume de vendas registrado nos anos passados para ter uma noção mais real de quantidades e identificar os itens de maior rotatividade. Assim, você não sofre prejuízo com sobra e nem com falta de produtos.
Não tem jeito, todo brasileiro gosta de uma promoção. Portanto, estude quais itens podem receber melhores descontos e faça uma boa divulgação (mas divulgue mesmo!).
Caso você também trabalhe com vendas online, em plataformas de marketplace ou e-commerce, é muito interessante disponibilizar cupons de desconto para atrair mais clientes.
Esse fator é crucial para a decisão de compra do consumidor. Se a opção de pagamento oferecida em sua loja não se adequar a realidade dele, as chances de desistência ou abandono de carrinho em sites são grandes.
Dessa forma, diversifique! Dê alternativas para que o cliente escolha a que for mais conveniente para ele. (Mas lembre-se: isso não significa vender fiado, ok?).
Por fim, mas completamente essencial, está a análise de crédito. Afinal de contas, ninguém quer correr o risco de vender e não receber, não é mesmo?
Quando você faz uma avaliação de crédito, você verifica informações importantes sobre o histórico de pagamento, comportamento financeiro e o score do cliente. Todos esses dados te ajudarão a classificar quão arriscado pode ser vender para determinada pessoa.
Entretanto, apesar de toda concessão de crédito envolver um risco, a notícia boa é que esse período do ano é considerado um dos melhores para o consumidor, isto é, é a época na qual ele apresenta maior poder de compra. Porém, mesmo com tantos pontos favoráveis, a análise de crédito é sempre muito necessária para evitar a inadimplência.
E então, gostou deste conteúdo? Você acabou de conferir 4 dicas básicas de como aumentar as vendas de fim de ano. Para ler outros artigos como esse, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais! Toda semana publicamos diferentes conteúdos por lá!
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