Entenda como a consulta de crédito pode te ajudar a identificar os clientes com mais chances de pagarem suas dívidas e minimizar a inadimplência em seu negócio!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 18 de outubro de 2024
Atualizado em 18 de outubro de 2024
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados pelo comércio e pelos consumidores. Neste ano, ela acontecerá no dia 29 de novembro.
Com pouco mais de um mês para o evento, é importante, então, que os lojistas já tenham um planejamento encaminhado e estratégias de vendas bem definidas.
Afinal, a edição promete movimentar bilhões de reais no Brasil e no mundo. Mas, para ter sucesso, é preciso se preparar. Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas para te ajudar a se organizar na data mais esperada pelo varejo!
A organização para o evento começa com um bom planejamento. Empresas que esperam até a última hora para definir suas promoções e processos internos podem perder grandes oportunidades. Portanto, é essencial:
Um dos maiores erros cometidos pelas empresas durante a Black Friday é não adequar o site ou plataforma de e-commerce. Isso pode causar quedas de servidor, lentidão e falhas no processamento de pedidos.
Sendo assim, é fundamental avaliar como está a velocidade do seu site e otimizar o checkout para assegurar que o processo de compras seja o mais simples e fluido possível.
Em meio a tanta concorrência, é importante pensar em ofertas que realmente chamem a atenção dos consumidores.
Se você tem produtos e ofertas excelentes, mas não consegue alcançar o público certo, provavelmente suas expectativas de vendas não serão alcançadas.
Por isso, não deixe de apostar no marketing. Invista em campanhas de e-mail marketing, anúncios pagos, publicações nas redes sociais e muito mais. Lembre-se: divulgação é fator-chave!
Durante a Black Friday, o volume de pedidos e a interação com os clientes aumentam significativamente. Dessa forma, a logística e o atendimento ao público devem ser eficientes.
Então, certifique-se de que sua equipe está pronta para lidar com o aumento desse fluxo e revise seus prazos de entrega.
Além disso, garanta que o atendimento ao cliente seja proativo e que sua equipe esteja apta para sanar dúvidas em relação à política de devolução, trocas e prazos de entrega e afins.
Uma das formas mais eficazes para vender mais é identificar quem está disposto a gastar — e de que maneira.
Um levantamento feito pela MindMiners mostrou que, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas no último ano, 47% dos brasileiros querem aproveitar o dia 29 de novembro para fazer compras.
Além disso, 38% dos consumidores já reservaram uma parte do orçamento anual exclusivamente para a data.
“Compreender quem é o consumidor da Black Friday, o que ele deseja e como está sua situação financeira no momento da compra é essencial”, comentou Danielle Almeida, diretora de marketing da MindMiners.
A pesquisa revelou que 56% das pessoas aproveitam o evento para comprar presentes para as festas de fim de ano, com maior interesse em eletrônicos, roupas e itens para a casa.
Entretanto, a situação financeira do consumidor brasileiro segue desafiadora. Cerca de 54% relataram ter tido dificuldades com o poder de compra em 2023, e 34% ainda enfrentam problemas para manter as contas em dia, refletindo o cenário de inadimplência que afeta milhares de brasileiros.
(Leia mais: Inadimplência no Brasil: qual o cenário atual?).
Entre as marcas preferidas dos consumidores para o evento, estão Amazon, Americanas e Magalu, citadas por 17% dos entrevistados.
A data também é vista como uma possibilidade para experimentar novos produtos, com 48% dos consumidores dispostos a testarem itens que normalmente não comprariam fora do período promocional.
Para atrair esse público, cupons de desconto e promoções fazem toda diferença. Segundo o levantamento, 60% das pessoas se sentem mais motivadas a comprar quando recebem um desconto e 49% dos entrevistados preferem lojas que oferecem vantagens como cashback.
Como vimos, a Black Friday 2024 é um ótimo momento para impulsionar suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca. Porém, é necessário investir nas ações e ferramentas certas para atingir bons resultados. E aí, empresário, você está preparado?
Esperamos que nossas dicas contribuam para o seu planejamento. Se quiser ver outros materiais como esse, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!
Entenda como a consulta de crédito pode te ajudar a identificar os clientes com mais chances de pagarem suas dívidas e minimizar a inadimplência em seu negócio!
Análise de Crédito
3 min
Saiba como se preparar para as vendas de fim de ano e gerar mais oportunidades ao seu negócio! Confira 4 dicas básicas agora mesmo!
Análise de Crédito
3 min