2024 está chegando e este é o momento ideal para se organizar e pensar em como manter as vendas no começo do ano, Confira agora as dicas que preparamos para você!
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3 min
Por Letícia
Publicado em 29 de junho de 2021
Atualizado em 10 de julho de 2023
Empreender está longe de ser uma tarefa fácil. O planejamento financeiro e estratégico é uma ação que deve estar constantemente em prática para que os negócios caminhem bem, principalmente para empresas novas e de pequeno e médio porte.
Isso porque, no início, o desafio de tentar tornar o negócio rentável e autossustentável é ainda maior. Além disso, muitos empreendedores tendem a achar que os problemas para as PME ‘s são menores. Mas não são.
Como saber se sua empresa está no caminho certo, então? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura para conferir!
É normal questionar se o próprio negócio está tendo uma gestão eficiente. Aliás, é por meio desse tipo de reflexão que se consegue pontuar melhorias. Por isso, vale a pena analisar os seguintes fatores:
Ficar de olho no faturamento é ponto crucial, pois ele envolve o fluxo de caixa e capital de giro da sua empresa.
Nem sempre os demonstrativos financeiros com grande quantidade de entradas indicam lucratividade. Portanto, é preciso acompanhar de perto. Isso te ajudará a entender como estão as despesas, se há necessidade de cortes de gastos e, consequentemente, a administrar melhor suas finanças para ter mais lucro.
A avaliação do ticket médio permite uma visão mais ampla sobre como estão as vendas em seu negócio e ainda auxilia na mensuração de riscos.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma média x de vendas e o cliente queira comprar y, que corresponde a um valor 5 vezes mais alto. Em casos assim, é importante ficar atento, afinal, muitas vendas não são recebidas exatamente por estarem acima do ticket médio.
Observar o limite de crédito liberado para o consumidor e quanto ele tem gasto também é um ponto a ser analisado.
O objetivo de criar uma política de crédito é otimizar o processo de vendas, o fluxo de caixa e diminuir os riscos de inadimplência. A partir dela, você consegue definir algumas regras importantes para os cadastros dos clientes e, sobretudo, para conceder crédito a eles.
A satisfação do consumidor é essencial! Atrair, conquistar e fidelizar clientes é um forte sinal de que sua empresa está caminhando para o lado correto. Afinal de contas, sem pessoas para adquirir o seu produto ou serviço não há como ter sucesso.
Uma boa divulgação e estar presente nos canais digitais são ações que fazem toda diferença! Estratégias de marketing são muito bem-vindas para dar visibilidade ao produto e/ou serviço que sua empresa oferece.
A verdade é que se você tiver um plano definido e metas e objetivos traçados, com certeza o seu negócio terá melhores resultados e ficará conhecido neste meio.
E então, a sua empresa está no caminho certo? Você acabou de conferir alguns fatores fundamentais para a saúde financeira e bom desempenho de qualquer empreendimento.
Esperamos que este conteúdo possa contribuir com o seu negócio. E se quiser ler outras postagens com dicas, soluções de crédito e informações financeiras, é só acompanhar nosso blog e seguir as nossas redes sociais! Até a próxima!
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