Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como montar uma reserva de emergência para sua empresa: veja o passo a passo!

Fazer uma gestão financeira que funciona de verdade é passo essencial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, pensar em montar uma reserva de emergência para sua empresa deve ser um dos pontos principais do seu planejamento. 

Para te ajudar e explicar a importância dessa ação, trouxemos um passo a passo prático de como montar essa reserva. Continue a leitura deste post para conferir!

Para que serve a reserva de emergência para empresa 

A reserva de emergência nada mais é do que um fundo destinado para situações inesperadas. Portanto, essa quantia deve ser suficiente para cobrir os custos da empresa caso ocorra algum imprevisto, como:

  • Diminuição das vendas 
  • Crises econômicas que possam desequilibrar o negócio 
  • Falta de capital de giro 
  • Perda de clientes ou de produtos por alguma razão imprevisível 

Nesse sentido, o valor reservada é utilizado como uma garantia do futuro do empreendimento, para que ele possa continuar operando sem sofrer grandes prejuízos. 

As vantagens de contar com uma reserva emergencial 

Ter tranquilidade nos negócios e manter todas as contas organizadas é o desejo de todo empresário. No entanto, desafios e problemas podem surgir de modo impensável. Dessa forma, criar o hábito de guardar uma quantia periodicamente pode trazer as seguintes vantagens:

  • Mais segurança para a empresa, já que haverá dinheiro em caixa para mantê-la funcionando por um período 
  • Menos riscos de endividamento e de perda de ativos 
  • O estoque continuará abastecido para atender a demanda dos clientes 
  • Garante o pagamento em dia dos funcionários e as despesas fixas do negócio 
  • Te dá mais tempo para resolver a situação. 

Como montar uma reserva de emergência: veja um passo a passo simples

Antes de começar, é crucial que você saiba o custo do funcionamento da sua empresa por 1 mês para poder definir um valor. Em relação a isso, é recomendado que a quantia seja equivalente a mais ou menos 6 meses. Em sequência:

  • Não se esqueça de salvar esse valor todos os meses
  • Por fim, separe as contas pessoais das contas da empresa (é imprescindível não misturar as finanças)
  • Invista esse dinheiro em um ativo com liquidez imediata

A explicação para investir o dinheiro é clara: além de não ser seguro guardá-lo “dentro de casa”, se investido, ele renderá muito mais por conta dos juros. Por essa razão, vale mais a pena optar por um ativo com liquidez imediata, que pode ser retirado a qualquer momento, por exemplo: CDBs, Tesouro SELIC e LCI/LCA.

E então, achou que este conteúdo foi útil? Esperamos que ele te auxilie a criar ou aprimorar a reserva de emergência para sua empresa. Se quiser ler outros materiais como esse, é só continuar acompanhando nosso blog. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

4 dicas para motivar uma equipe de vendas no começo do ano

Início de ano, em muitos seguimentos do varejo significa vendas baixas. Grande parte dos consumidores ainda estão pagando pelas compras de final de ano e têm menos dinheiro disponível para gastar. Esse é um momento delicado para os lojistas e se nada for feito para motivar sua equipe de vendas, seu negócio vai demorar para deslanchar novamente. […]

Destaques

5 min