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Por Letícia
Publicado em 12 de janeiro de 2022
Atualizado em 13 de dezembro de 2022
Passada as comemorações de fim de ano, a tendência é que as vendas e o comércio de modo geral desacelerem. No entanto, algumas estratégias podem ajudar a manter as vendas no início do ano para que não haja uma queda brusca no faturamento do seu negócio.
Por isso, para te auxiliar a continuar vendendo neste momento, preparamos 5 dicas básicas!
Continue a leitura para conferir!
A baixa movimentação no varejo no começo do ano costuma preocupar os comerciantes. Mas é possível driblar a situação colocando em prática algumas ações básicas. Veja:
Esses são os primeiros passos. A organização nesse instante é crucial, pois é preciso analisar todos os produtos que tiveram saída, quais venderam mais, quais venderam menos, o que ficou em estoque, a quantidade que ficou em estoque, o prazo de validade desses itens, etc.
A partir disso, você deve montar seu planejamento para o começo do ano.
Geralmente, as empresas criam diversas campanhas de final de ano, oferecem treinamentos diferenciados para os funcionários, traçam várias estratégias de vendas específicas para este período, dão premiações para os colaboradores que se destacam, fazem promoções e oferecem descontos progressivos, entre outros.
Incentivar seu time e manter essas ideias ao longo do ano também é essencial. Lembre-se: equipe motivada é sinônimo de melhores resultados!
Depois de ter analisado seu estoque é hora de colocar aqueles produtos que ficaram parados em evidência, até mesmo para não perdê-los e sair no prejuízo.
Para isso, crie promoções especiais. Ofereça descontos que atraiam clientes.
Além de trabalhar com loja física, vale muito a pena investir em presença digital.
Não é novidade que o consumo pela internet aumentou e muito nos últimos anos, principalmente após a pandemia. Além disso, muitas pessoas preferem pesquisar o produto ou serviço antes de realizar a compra no estabelecimento.
Portanto, mantenha seu site e/ou redes sociais sempre atualizados. Publique imagens dos produtos, preços, crie descrições atrativas, explique como o item ou serviço pode ser útil para o consumidor, anuncie as promoções que serão feitas, a data em que estarão ativas e afins.
É importante saber o que está acontecendo no momento e o que o seu público-alvo tem buscado para que você também possa levar novidades. Além disso, ficar de olho na concorrência é fundamental para não ficar para trás e acabar perdendo oportunidades.
Você acabou de conferir 5 dicas simples para manter as vendas no início do ano. Para ler outros conteúdos como esse, acompanhe nosso blog semanalmente e nos siga nas redes sociais!
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