Saiba o que é Market Share, qual a importância desse indicador para sua empresa e como calculá-lo.
Destaques
2 min
Por Letícia
Publicado em 18 de dezembro de 2023
Atualizado em 18 de janeiro de 2024
2024 já está batendo na porta e manter as vendas no começo do ano pode ser um desafio, já que a movimentação costuma diminuir após o período de festas. Porém, com um bom planejamento e organização, dá para começar o ano com o pé direito!
Quer saber como? Continue a leitura deste post!
Se há planejamento, os resultados tendem a ser positivos. Confira agora 8 dicas que preparamos para te ajudar a manter as vendas no início do ano:
O primeiro tópico: o cliente deve ser sempre prioridade! Por isso, é imprescindível que você entenda quem é o seu público-alvo para traçar estratégias que atinjam as pessoas certas.
Desse modo, vale investir em ações que façam com que o consumidor confie e se identifique com a sua marca, como divulgar imagens reais das suas mercadorias, criar descrições de produtos que o permitam conhecer o item que está sendo vendido, oferecer uma experiência de compra personalizada que o faça se sentir importante, entre outras.
A prospecção de clientes também é essencial para alcançar os perfis ideais. A dica é montar um pequeno roteiro antes de fazer o contato com a pessoa, para que nenhuma informação relevante passe despercebida.
Observar o que os seus concorrentes estão fazendo pode te dar ótimas ideias para não ficar para trás.
Atente-se aos preços e em como eles ofertam seus produtos. Ganhar destaque entre a concorrência é um ponto fortíssimo.
Ofereça treinamentos especializados para a sua equipe, prêmios por metas atingidas e afins. Tudo isso refletirá no atendimento que eles prestam ao público e, consequentemente, na satisfação do cliente (e cliente satisfeito, retorna!).
Todo mundo gosta de uma boa promoção. Então, aproveite o momento para fazer aquela liquidação e a famosa queima de estoque com as mercadorias que sobraram do fim do ano. Assim você não fica com itens parados e ainda consegue manter o fluxo de vendas.
Uma dica eficaz é despertar senso de urgência. Para isso, utilize frases do tipo “última oportunidade; últimas unidades; vagas limitadas; somente X unidades restantes”.
Faça uma boa divulgação e mostre que ainda é possível garantir aquele produto ou serviço que estava com preço promocional na época do natal.
De forma bem simples, o objetivo do up selling é fazer com que o cliente saia da loja com algo mais vantajoso do que o que ele pensou em comprar de início.
Por exemplo: o consumidor tinha a intenção de comprar o produto X, que custava R$130,00, mas acabou levando o produto Y, de R$200,00, por ter uma qualidade superior.
Nesses casos, os treinamentos oferecidos aos vendedores do seu negócio fazem toda diferença, pois eles precisarão argumentar e convencer o cliente sobre os benefícios de optar por um produto mais caro.
Quanto mais opções de pagamento a sua loja disponibilizar, maiores serão as chances de vender. Hoje em dia, as pessoas estão muito mais adeptas a utilizar o pix e cartões de crédito e débito do que dinheiro vivo. Portanto, diversifique!
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, construa presença online e seja ativo em diferentes canais.
Além de publicar promoções, gerar conteúdos em vídeo e escritos e elaborar materiais institucionais são excelentes maneiras de aumentar a visibilidade e alcance da sua marca.
Na SCC Check, por exemplo, produzimos diversos materiais ricos e, recentemente, lançamos uma revista digital. Tudo isso contribui para a audiência e autoridade da nossa marca.
E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir 8 dicas de como aumentar as vendas no começo do ano. Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais!
Saiba o que é Market Share, qual a importância desse indicador para sua empresa e como calculá-lo.
Destaques
2 min
Potencialize suas consultas e tenha acesso a informações mais completas sobre um parceiro comercial. Conheça agora o adicional Anotações Completas!
Análise de Crédito
2 min