Saiba tudo sobre a negativação de devedores: entenda como ela é importante no processo de recuperação de crédito!
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Por Letícia
Publicado em 15 de setembro de 2020
Atualizado em 28 de junho de 2024
Liberar e definir um limite de crédito condizente com a capacidade de pagamento de determinado consumidor são ações que requerem uma análise cuidadosa. Para isso, é muito comum a utilização do score. Mas você sabe, de fato, como interpretar o score?
Como acontece em sua empresa? Quais fatores e pontuação você tem considerado para conceder crédito? Como você avalia o risco dos seus clientes através dessa ferramenta?
É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Reunimos pontos importantes para que você possa entender melhor a finalidade do score, como as pontuações costumam ser definidas e principalmente como usá-lo a favor do seu negócio para diminuir a inadimplência.
Continue a leitura para conferir!
O score é uma ferramenta de análise que pode ser entendida como um tipo de currículo financeiro, o qual irá mostrar o histórico financeiro de seus clientes e o risco que eles podem oferecer.
Isso porque ele verifica os dados cadastrais, a pontualidade de pagamento, os hábitos de compras, se há dívidas ativas, em atraso, se em algum momento a pessoa já esteve com o nome sujo, as empresas com as quais ela se relaciona, as contas pagas em dia, entre outros.
Esse histórico é formado a partir de um compilado de informações que são reunidas em uma base de dados.
Trata-se, portanto, de uma análise de risco, que conta com uma pontuação de 0 a 1000 para indicar quais as chances de tal consumidor não honrar com suas obrigações financeiras nos próximos meses, determinando-o com um perfil de bom ou mau pagador.
Para entender o risco de conceder crédito a alguma pessoa física ou jurídica, é muito comum nos deparamos com a categorização abaixo:
Embora esse seja o caminho seguido pela maioria das empresas, não existe uma regra. Além disso, não podemos nos esquecer de que o Cadastro Positivo influencia a pontuação e deve ser levado em conta, afinal, ele permite uma visão mais completa sobre o comportamento financeiro de um cliente.
Vale lembrar também que o score pode variar. Quer dizer que é possível que em uma consulta na empresa x ele esteja acima de 700 e na consulta da empresa y, a pontuação esteja mais baixa.
Essa variação se dá pela quantidade de informações avaliadas em cada empresa. Algumas são mais criteriosas do que outras.
É por isso que é preciso ter atenção. Outra situação habitual são clientes que possuem alto potencial de compra e apresentam um risco alto, com um score baixo, ou o contrário.
Apesar dos pontos, a decisão de liberar crédito é inteiramente do credor. Dessa forma, são analisados de modo particular os seguintes fatores:
Essas informações geralmente envolvem CPF, RG, endereço, documentações comprobatórias, balanço, dados da receita federal, etc.
Os dados de mercado vão mostrar com quais empresas o seu cliente mais se relaciona, como ele paga suas contas e afins.
Qualquer registro de dívida em atraso ou não paga, protesto ou negativação, cheques sem fundo, vão interferir na pontuação final.
Todo tipo de irregularidade tende a causar desconfiança por parte das empresas. Contudo, as informações positivas do consumidor também possuem um peso e precisam ser avaliadas. Dessa forma, cabe observar atenciosamente cada dado apresentado no documento que você consultar.
Agora que você já sabe como interpretar o score, está pronto para fazer uma análise mais precisa sobre as pessoas que compram em seu negócio?
Para reforçar essas avaliações, conte com o auxílio das consultas de crédito. Além do score, você tem acesso a muitos outros dados essenciais que te ajudarão a decidir o melhor limite de crédito a ser concedido para cada cliente.
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