Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como funciona a carta comunicado da Serasa? Entenda! 

Supondo que você já saiba como funciona a negativação de devedores, então, você também já deve ter ouvido falar na carta comunicado que o devedor recebe antes de ter seu CPF ou CNPJ inserido no cadastro de inadimplentes, certo?

Mas você sabe exatamente o que é a carta comunicado da Serasa Experian e o que consta nela? É sobre isso que vamos explicar a seguir. Continue a leitura para conferir! 

O que é a carta comunicado da Serasa Experian? 

A carta da Serasa é uma notificação que informa o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, sobre a existência de uma dívida não paga. 

Mais do que alertar a pessoa de que seu documento está prestes a ser negativado, o comunicado também serve para lembrar o consumidor que há um débito pendente em seu nome. Afinal, pode ser que ele tenha apenas esquecido. 

O envio da carta acontece via correio, e-mail ou até SMS. Isso vai depender dos dados que o credor tiver sobre o consumidor. 

Quais informações constam no comunicado? 

Na notificação haverá as informações da empresa que concedeu crédito e da dívida:

  • Nome
  • CNPJ 
  • Telefone 
  • Endereço 
  • Valor do débito 

Recebeu a carta comunicado da Serasa? O que fazer?

Depois da carta ser enviada, a pessoa (física ou jurídica) tem um prazo de 10 dias para quitar a dívida e não ser negativada. 

Por isso, é muito importante observar a data da postagem, além de verificar todos os dados do credor. 

Ao fazer o pagamento, a empresa deve solicitar a exclusão do débito em até 5 dias úteis para que ela seja baixada no sistema da Serasa. Lembrando que o processo de baixa pode levar até 48 horas. 

Você acabou de conferir o que é e como funciona o comunicado de dívida atrasada da Serasa. Para evitar esse tipo de situação, a dica é contar com um planejamento financeiro para manter as contas sempre em dia. Esperamos que esse artigo seja útil para você. Até o próximo! 

Posts relacionados

Como manter as vendas no varejo depois do natal

Como de costume, as vendas no início do ano sofrem uma desaceleração. Nesse momento, contas como IPVA, material escolar, matrículas, entre outras, começam a chegar. Verifique o que não foi vendido no Natal O primeiro passo é fazer uma análise sobre o que não vendeu bem ou sobrou muito. Com essa informação detalhada em mãos […]

Destaques

4 min