Saiba como a qualificação de clientes pode impactar a gestão de crédito em sua empresa.
Análise de Crédito
2 min
Por Letícia
Publicado em 9 de agosto de 2022
Atualizado em 10 de julho de 2023
Uma dúvida muito comum entre as micro e pequenas empresas — principalmente — é como fazer precificação de produtos e serviços. Muitos negócios, inclusive, por falta de conhecimento ou informação, caem no erro de não diferenciar produto e serviço.
Entender que os preços praticados para cada um deles não devem ser iguais é um dos pontos principais, assim como compreender a distinção entre os conceitos de preço e valor.
Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a cobrar corretamente as mercadorias da sua empresa. Continue a leitura para conferir!
Se buscarmos o significado de precificação no dicionário encontraremos definições, como: ato ou efeito de precificar, de atribuir valor a algo. Acontece que, colocar essa ação em prática, não é tão simples quanto parece.
Por mais que tenhamos o hábito de usar os termos preço e valor como sinônimos, precisamos entender os conceitos de cada um quando relacionados à venda.
Outro ponto crucial que precisamos ter em mente é que o custo de um produto é diferente do custo de um serviço. Estamos falando de definições divergentes e que, exatamente por isso, pedem cálculos distintos para chegarem a uma oferta adequada.
Saber precificar o que você vende em sua loja é fator-chave para o bom desenvolvimento do negócio. Isso irá impactar diretamente na saúde financeira da empresa, e não somente. Ao fazer uma precificação correta, você:
A base para fazer uma precificação apropriada é formada por: atratividade, competitividade e lucratividade. Desse modo, é necessário pensar separadamente quanto será cobrado pelos produtos e quanto será cobrado pelos serviços.
Algumas estratégias são essenciais para atribuir preço aos produtos, como:
O que difere na forma de precificar é que os serviços não são itens materiais, que podem ser tocados, pesados e avaliados de acordo com suas “características físicas” como os produtos. Além disso, eles também dependem de recursos humanos. Portanto, é preciso considerar os seguintes tópicos:
Ao analisar esses pontos, você consegue visualizar se os métodos usados para custear estão sendo positivos ou se será preciso fazer alguma alteração.
Lembre-se sempre que o objetivo da precificação é trazer lucro ao seu negócio. Por isso, essa etapa não pode ser negligenciada e feita sem nenhum embasamento.
Estamos nos referindo a uma prática imprescindível para conquistar mais clientes e que proporcionará uma visão mais clara do caixa da empresa.
(Leia também: Como saber se sua empresa está no caminho certo?)
E então, este conteúdo te ajudou? Esperamos que ele seja útil para você! Se quiser ler outros materiais como esse, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!
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