Saiba como montar um planejamento de estoque eficiente. Neste post, preparamos um passo a passo para te ajudar a criar o seu!
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3 min
Por Letícia
Publicado em 9 de setembro de 2020
Atualizado em 6 de setembro de 2021
Você já parou para pensar no caos que a falta de uma gestão de cobrança é capaz de causar em uma empresa? Pode parecer óbvio falando assim, mas a verdade é que muitos negócios se perdem no meio do caminho por não contar com um gerenciamento eficiente.
Em um país como o nosso, que registra altos índices de inadimplência, é impossível acreditar que uma empresa tenha condições de sobreviver sem uma administração consistente. E é justamente por isso que estamos aqui hoje!
Preparamos este conteúdo para que você entenda a importância e como fazer uma boa gestão de cobrança para manter a saúde financeira do seu negócio.
É só continuar a leitura para conferir tudo!
É assim que devemos nos referir a gestão de cobrança: como algo realmente essencial para manter qualquer negócio funcionando. Para isso, separamos 3 das principais vantagens que ela pode acarretar:
Nós já tratamos sobre o fluxo de caixa outras vezes por aqui, inclusive, temos uma matéria completa sobre o assunto em nosso blog. Isso porque este é um fator extremamente importante para uma empresa.
É a partir do fluxo de caixa — e conferindo-o diariamente — que o responsável pela atividade saberá exatamente o que houve de entradas e saídas. Para fazer um bom gerenciamento de cobranças é necessário também ter um caixa equilibrado.
Mesmo que não seja uma garantia, com a gestão de cobrança as chances de recuperar não só o crédito, como o cliente, aumentam.
Com ela, você conseguirá identificar os clientes que estão inadimplentes e ter acesso a informações, como a quantia que estão devendo, quanto tempo as dívidas estão abertas, as compras que foram feitas e não pagas, entre outras.
Dessa forma, fica mais fácil encontrar a melhor abordagem para cada caso. Afinal de contas, nem sempre um cliente deixa de pagar uma conta por irresponsabilidade. É válido tentar entender o que motivou determinado atraso e gerou a inadimplência.
Uma abordagem incisiva logo de cara pode não ser a melhor opção. Lembre-o do débito, do prazo de vencimento e oferte uma negociação para poder receber por essa dívida.
Em sequência ao que acabamos de dizer, tendo um departamento de cobrança ou alguém especializado para tal atividade, é mais fácil manter uma relação saudável com os clientes.
Isso se dá, pois o profissional responsável terá acesso aos dados dessa pessoa. Assim, ele poderá se preparar para fazer uma cobrança adequada, sem criar uma situação desconfortável para ambos os lados, e encontrar uma solução viável.
Não existe uma regra, mas uma opção interessante seria classificar os perfis de clientes que você tem em sua carteira: aqueles com os quais há um histórico de relacionamento, os que são mais relapsos, separá-los por tipo de comportamento, etc.
São alternativas para que você consiga definir prazos justos e uma abordagem coerente, caso a negativação seja necessária em algum momento.
Por exemplo, clientes que possuem de 3 meses a 1 ano, poderiam levar 5 dias para serem negativados; por outro lado, clientes com mais de um ano, merecem um pouco mais de flexibilidade, e assim por diante.
Além disso, é muito importante que você mantenha a gestão de cobrança da sua empresa alinhada a sua política de crédito. Com as duas interligadas, operando em conjunto, a probabilidade de recuperação de crédito pode aumentar ainda mais, como já comentamos.
Para um estudo mais aprofundado, vale a pena conferir nosso Guia Completo sobre Análise de Crédito!. Está imperdível!
E então, esse post foi útil para você? Para ler outros como esse, é só ficar de olho em nosso blog e nos acompanhar nas redes sociais.
Se tiver ficado alguma dúvida, nos deixe um comentário. Será um prazer te ajudar!
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