Entenda como a consulta de crédito pode te ajudar a identificar os clientes com mais chances de pagarem suas dívidas e minimizar a inadimplência em seu negócio!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 30 de agosto de 2022
Atualizado em 27 de janeiro de 2023
Ter um controle de pagamentos de clientes é crucial para o desenvolvimento de qualquer empresa. Afinal, é o financeiro que garante o funcionamento do negócio e controla os recebimentos, investimentos e despesas.
Imagine se todos os clientes que compraram em sua loja este mês atrasassem os pagamentos ou simplesmente não pagassem. Qual seria o impacto nas suas finanças?
Provavelmente teria um desequilíbrio no caixa da empresa, não é mesmo? É por essa razão que fazer o controle de contas a receber é essencial, e no post de hoje vamos falar exatamente sobre isso!
Continue a leitura para conferir!
A resposta é simples: se você não recebe dos consumidores, você não paga seus fornecedores, não mantém seu estoque abastecido, não fatura e, consequentemente, não lucra.
Portanto, o monitoramento do cliente é indispensável, assim como a negociação das condições de pagamento. Vale a pena dividir este processo em etapas para conseguir se organizar melhor.
Por exemplo: em primeiro lugar, deve estar o pagamento do cliente; depois, seus fornecedores; por fim, o que a sua empresa gastou e lucrou.
O controle de recebimentos é, além de tudo, uma forma de se planejar financeiramente e fazer a gestão do fluxo de caixa e do capital de giro da empresa.
O primeiro passo é registrar todas as contas a receber. Você pode contar com o auxílio de uma planilha de controle de cobrança ou de alguma ferramenta digital para gestão financeira.
Independentemente da plataforma utilizada, é necessário conter os seguintes campos para cada cliente:
Foi-se o tempo em que as vendas aconteciam quase que exclusivamente por meio de cheques ou boletos. Hoje, temos diferentes meios de pagamentos disponíveis (que inclusive são mais seguros e garantidos).
O cartão de crédito e/ou débito é uma das melhores alternativas, pois o próprio cliente consegue fazer o controle das suas compras através do aplicativo do seu banco, além de poder parcelar de acordo com a sua capacidade de pagamento.
Nós sabemos que, mesmo com vendas parceladas e com valores baixos, alguns consumidores ainda vão se esquecer ou atrasar a data de pagamento.
Para evitar chegar em um ponto delicado, programe-se para enviar lembretes ao cliente. Não tem nada de errado em notificar a pessoa que a data de vencimento da sua conta está próxima.
Na verdade, essa é uma maneira de nutrir e manter o bom relacionamento com o consumidor e não deixar que a situação se torne estressante e desgastante para ambas as partes.
Você pode ler mais sobre como criar um fluxo de cobrança em nossa matéria completa: Como montar uma régua de cobrança: veja o passo a passo!
Caso o cliente opte por pagar sua compra via boleto, seja estratégico e claro com as informações de pagamento que estarão no documento.
Deixe a data de vencimento bem visível e não se esqueça de adicionar a porcentagem de juros e multas que o atraso pode acarretar ao consumidor.
Sempre que possível, é interessante incentivar o comprador ao pagamento imediato total ou parcial da venda.
Para isso, ofereça descontos especiais. Mostre que, pagando no ato da negociação ou adiantando alguma parcela, ele pode ter o valor da compra diminuído ou ganhar alguma recompensa.
Viu só por que fazer o controle de pagamentos de cliente é um processo fundamental? Esperamos que este conteúdo possa contribuir com a rotina do seu negócio. Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog semanalmente e siga nossas redes sociais. Até a próxima!
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