Saber como definir limite de crédito é um ponto importante para diminuir a inadimplência e uma oportunidade para aumentar o volume de vendas. Confira a seguir 4 passos básicos que podem te ajudar!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 2 de fevereiro de 2021
Atualizado em 15 de maio de 2024
Mais do que identificar qual o tipo de cobrança ideal para seu cliente, é preciso entender como fazer cobrança. Afinal, a forma como você lida com o devedor pode impactar completamente o rumo da conversa e seu objetivo, que é receber por uma dívida não paga ou em atraso.
Desse modo, é importante colocar alguns elementos básicos em prática para que o momento de cobrar seja menos embaraçoso e também não cause nenhum desgaste na relação entre sua empresa e o consumidor.
Sabendo disso, listamos 4 fatores essenciais que podem te ajudar na hora da cobrança. Quer conferir quais são? Basta continuar a leitura!
Independentemente do meio de cobrança que você utilizar, é a maneira como você se comunica que garantirá o sucesso da ação. Veja, portanto, 4 pontos essenciais:
A abordagem é parte fundamental da cobrança. Mas para decidir qual é a mais adequada para cada perfil de cliente, é necessário conhecê-los. Ter um cadastro completo e atualizado das pessoas que compram em sua empresa, vai te ajudar também a cobrá-las.
Não se esqueça do seu objetivo: recuperação de dívidas. Para tanto, nada como uma abordagem assertiva e eficaz para alcançá-lo. E para ter assertividade é imprescindível saber com quem se está lidando e como proceder a situação.
Para isso, busque compreender os motivos pelos quais determinado cliente ficou inadimplente e tenha acesso a todos os dados dele.
Importante ainda é ter bem esclarecido a finalidade de tal abordagem. Por exemplo: você pretende apenas mandar um lembrete? Trata-se de uma cobrança preventiva? A dívida já passou do prazo? É uma tentativa de negociação?
Tudo isso precisa ser considerado no momento em que você decide contatar o consumidor, pois a cobrança costuma trazer à tona qualquer insatisfação que ele possa ter guardado.
Diálogo é a base de tudo. Saber conversar e ouvir o seu cliente é mais do que necessário por algumas razões:
O tom de voz e o diálogo tem tudo a ver, um está relacionado ao outro, na verdade. Portanto, tenha atenção na forma como você vai se comunicar. Tente falar com calma, evite se mostrar muito pensativo, em dúvida ou impaciente. Manter-se seguro, firme, equilibrado e empático é crucial.
Outro quesito importantíssimo é a positividade. Nada de usar palavras que possam desmotivar o seu cliente. Tenha em mente que a maioria das pessoas que fica inadimplente não gostaria de estar nessa situação e provavelmente esteja passando por algum problema financeiro.
Lembre-se que o seu papel não é taxar o consumidor como inadimplente. É ele quem deve se classificar como tal. O responsável pela cobrança, diferente do que muitos pensam e fazem, é oferecer alguma solução para que ele consiga pagar pelo que deve e possa voltar a comprar.
E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir como fazer cobrança a partir de 4 elementos simples. Para ler outras postagens com dicas como essas, é só continuar acompanhando o blog da SCC Check. Até a próxima!
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