Saiba como atrair clientes para seu negócio e vender mais. Confira 5 dicas que preparamos para você colocar em prática agora mesmo!
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Por Letícia
Publicado em 6 de janeiro de 2021
Atualizado em 10 de julho de 2023
Principalmente quando se trata de vendas no crediário, é muito comum nos depararmos com duas situações: a loja que busca como diminuir a inadimplência e a outra que enxerga grande potencial para aumentar as vendas, porque tem um índice controlado.
Clientes inadimplentes existem em todos os negócios, isso é fato. Acontece que em alguns, essa porcentagem é mais alta, o que faz com que o aumento das vendas possa ser comprometido.
A palavra exata para situações como essas é: equilíbrio. Encontrar esse ponto de equilíbrio é fundamental para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Sabendo disso, para o post de hoje, preparamos algumas dicas que podem ajudar!
Ficou interessado? É só continuar a leitura para conferir!
Essa é uma pergunta clássica. Afinal de contas, se os clientes não estão pagando pelo que compraram, como é possível vender mais? Há controvérsias.
Antes de tudo, é importante pensar em como resolver o problema maior, que é o número de inadimplentes. Depois, é hora de rever como tem sido o seu processo de concessão de crédito. Aliás, você faz uma análise antes de vender para o consumidor?
Questionar-se é essencial nesse momento, pois alguma etapa da jornada do cliente pode ter sido falha.
O que queremos dizer com isso é que a análise de crédito inicial para entender quanto determinada pessoa pode comprar é imprescindível e deve ser feita com bastante atenção para que os riscos de não recebimento sejam diminuídos.
Com ela, você estabelece com mais assertividade um limite condizente com a realidade de cada consumidor, minimiza o endividamento e ainda aumenta sua oportunidade de vender mais.
E então, como você avalia crédito em sua empresa?
Algumas medidas são necessárias para amenizar o impacto da inadimplência e para melhorar as condições de vendas. Dá uma olhada:
Se você já é um leitor assíduo de nosso blog, percebeu que sempre reforçamos a importância da análise de crédito por aqui, não é? (neste mesmo artigo, inclusive).
Como dissemos, é a partir dessa avaliação que você terá critérios suficientes para entender a capacidade de pagamento, o potencial de compra e o comportamento de mercado de cada pessoa que compra em seu negócio. Trata-se de um processo que irá te auxiliar em como definir crédito.
Contar com uma gestão de cobrança é outro ponto crucial. Sem um planejamento para cobrar os clientes que estão com dívidas em atraso ou não pagas, é difícil recuperar crédito.
Através de um bom gerenciamento e conhecendo o perfil de consumidor que você trabalha, é possível estipular uma estratégia mais coerente, com datas definidas e utilizando meios de cobrança mais apropriados.
Os tipos digitais de cobrança, por exemplo, que envolvem e-mail, whatsapp, chatbots, SMS, são ferramentas importantes que podem facilitar essa etapa.
O relacionamento com o cliente e a cobrança estão muito ligados. Afinal, mantendo uma relação amigável com o consumidor, o momento de cobrá-lo se torna mais tranquilo.
Para isso, é fundamental saber dialogar de forma empática, com positividade e, especialmente, buscando sempre uma solução para ajudar o cliente a sair de tal situação (ninguém deseja ou escolher ficar inadimplente, não é?).
Portanto, tente negociar e oferecer novas condições de pagamento, com uma nova data de vencimento. São ações que, se bem conversadas e acordadas, podem resultar na recuperação de crédito e ainda incentivar o consumidor a continuar comprando em sua loja.
Você acabou de conferir algumas dicas básicas para implementar em sua empresa e melhorar as chances de recuperação de crédito.
Se tiver interesse em ler outras matérias como essa, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais. Toda semana temos uma postagem com dicas, informações e soluções que podem contribuir com o seu negócio. Até a próxima!
Ainda ficou com dúvidas? Escreva-nos um comentário que responderemos em seguida!
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