Saiba como atrair clientes para seu negócio e vender mais. Confira 5 dicas que preparamos para você colocar em prática agora mesmo!
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Por Letícia
Publicado em 23 de dezembro de 2020
Atualizado em 28 de julho de 2022
Se antes da pandemia o número de inadimplentes já era expressivo, com a chegada dela, então, esse índice só aumentou. A busca incessante das empresas nesse momento é sobre como controlar a inadimplência.
Afinal de contas, o atraso ou não pagamento de dívidas dos clientes impacta completamente o funcionamento e a saúde financeira de qualquer negócio. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas básicas — mas que podem ser muito úteis — para te ajudar a enfrentar esse problema.
Para conferir é só dar continuidade à leitura!
O aumento da inadimplência pode ser explicado como o reflexo da redução da carga horária e salários de muitos brasileiros. Enquanto alguns setores, como e-commerces, fast foods e deliveries de comida em geral, tiveram crescimento considerável, outros precisaram até mesmo se retirar do mercado.
Portanto, para tentar minimizar o impacto causado pelo coronavírus, listamos algumas dicas para controlar a inadimplência em seu negócio. Veja:
Organização é aspecto chave para lidar com as finanças. Principalmente se tratando de pagamento, é essencial que você tenha conhecimento das dívidas de seus clientes para estabelecer um plano de cobrança. Por isso, verifique e separe:
Muitas empresas sentem dificuldade em cobrar, ainda mais quando a primeira cobrança já aconteceu. Por mais delicada que seja a situação financeira do consumidor, é preciso cobrá-lo em algum momento. Não é justo vender e não receber também, concorda?
Uma cobrança amigável, empática e compreensiva é capaz até mesmo de melhorar o relacionamento entre sua empresa e o cliente.
O cenário não está favorável para ninguém, então, ofereça condições de pagamento flexíveis para o consumidor.
Aliás, é melhor flexibilizar e receber, do que deixar a pessoa sem opções e sair no prejuízo, não é mesmo?
Para isso, analise qual a melhor alternativa para cada cliente, de acordo com a capacidade de pagamento de cada um. Por exemplo, alterar a data de vencimento, sugerir um parcelamento, entre outros.
Uma boa estratégia para manter os bons pagadores motivados e engajados a comprarem mais é valorizá-los e mostrar que sua empresa os reconhece.
Para esse grupo de clientes, ofereça descontos, parcelamento e condições especiais. Tudo isso, além de incentivá-los às compras, podem estimular o pagamento antecipado, evitando assim a inadimplência.
Por fim, para preservar o seu negócio, crie um planejamento a partir do seu fluxo de caixa atual. Faça projeções futuras para entender a real situação e ter uma visão mais ampla das despesas, o que precisa ser reduzido e cortado, o que é imprescindível para o momento e o que pode ficar para segundo plano.
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