Como de costume, as vendas no início do ano sofrem uma desaceleração. Nesse momento, contas como IPVA, material escolar, matrículas, entre outras, começam a chegar.
Verifique o que não foi vendido no Natal
O primeiro passo é fazer uma
análise sobre o que não vendeu bem ou sobrou muito. Com essa informação
detalhada em mãos ficará mais fácil tomar uma decisão consciente e com foco nas
etapas descritas a seguir.
Liste quais e quantos produtos
sobraram. Liste também o preço de compra e outros custos envolvidos para saber
até quanto poderá baixar os preços. O importante é girar o estoque, liberar
espaço e fazer caixa, mas sem ficar no prejuízo.
Mude a decoração
O Natal passou e você continua com a mesma decoração?
Mude-a radicalmente. A data é associada ao começo do verão no Brasil e, como se
trata da estação mais alegre do ano, nada melhor que levantar o astral da sua
loja para atrair mais clientes.
A estratégia de vendas aqui é incorporar o seu
produto ao tema da decoração, demonstrando como ele pode ser útil também em
épocas de calor. Abuse da criatividade.
Abuse das propagandas
Lembra da frase “propaganda é a alma do negócio”?
Pois bem, ela continua mais atual do que nunca. Afinal de contas, ninguém nunca
vai saber dos produtos que você trabalha ou dos serviços que está capacitado a
prestar, se não houver propaganda disso.
Além das formas tradicionais de movimentar essa
área, a tecnologia proporciona outras ferramentas que também podem ser
exploradas. As redes sociais por exemplo e os grupos de mensagens instantâneas
estão aí para isso.
Se você tiver um dinheiro extra, vale a pena
contratar uma agência de publicidade ou profissionais específicos para cuidar
das suas redes sociais e propagandas. Investimentos nessa área nunca são
demais. Ainda mais com as facilidades que essas ferramentas acabam por oferecer
aos clientes, de poder ver e escolher os produtos sem sair de casa.
Liquidação
Quem gostaria de obter o seu produto e ainda não comprou, ao
vê-lo com um preço mais baixo, mesmo após o período de Natal, comprará. Ele já
deseja o seu produto e só precisa de um incentivo para comprar. Por isso, vai
encarar o momento como uma oportunidade única. Até quem não pensava em obtê-lo,
comprará, se você fizer a coisa certa.
O Magazine Luiza por exemplo, segundo dados do Extra.com,
elevou em 20% o faturamento durante promoção anual de inicio de ano realizada
pela rede de varejo no começo de 2018. Segundo o vice-presidente do Magazine
Luiza, Fabrício Garcia, a liquidação representa faturamento equivalente
“às vendas de 20 dias normais”. A empresa não informou o montante.
Invista em pessoas
Motivação
da equipe é fundamental para qualquer tipo de empresa, porém quando se fala em
venda, isso acaba se tornando mais importante ainda.
Não
importa se sua loja é virtual ou física, sua equipe precisa estar totalmente
motivada e engajada a bater metas junto com você.
Caso seu modelo de negócio seja online, dê atenção especial ao SAC, dedicando parte da equipe a atender e tirar dúvidas dos clientes que necessitam. Mostre que eles são importantes para você, isso fará toda a diferença.
No entanto, se sua loja for física, analise se existe a necessidade de aumentar seu quadro de funcionários e não deixe de dar treinamentos para que eles possam melhor atender seus clientes. Um treinamento básico de relacionamento pode te fazer seu faturamento aumentar bastante.
Afinal, quem nunca desistiu de uma compra porque não foi bem atendido?!
Disponibilize mais formas de pagamento
Muitas vezes, o cliente não usa cartões ou dinheiro para pagar as compras. Mesmo que use, é bom dar a ele mais alternativas que venham agregar benefícios tanto para ele quanto para a loja. Por isso, vá além, aceite o pagamento em cheque ou ofereça um crediário próprio.
Hoje, você não precisa mais se preocupar com a análise de crédito manual para decidir se é ou não arriscado vender. Sistemas automatizados realizam essa tarefa para você, cruzando dados históricos que indicam o perfil comportamental do cliente, assim, você sabe para quem está vendendo e fica mais fácil de você criar estratégias de venda seguimentadas.
Contar com esse tipo de solução até pouco tempo atrás era algo
caro, restrito aos bancos e às financeiras. Mas hoje está acessível também
a lojistas que estão começando a descobrir o potencial do crediário próprio.
A tecnologia está ao seu alcance. Basta buscar conhecimento e perder o medo de inovar.
Tenha um diferencial, inove
Conquistar a preferência do cliente demanda inovação, independentemente do tamanho do negócio. Inovação não é apenas para as grandes empresas. Por exemplo, a barraquinha de pipoca do seu Valdir, em Curitiba, tem produtos diferenciados como pipoca com bacon, que agrada muito o consumidor.
O óleo de soja também foi substituído pelo de girassol e de canola, que reduzem os malefícios à saúde para quem sofre de colesterol alto. Além disso, ele faz um atendimento personalizado e ainda entrega um Kit Higiênico para que seus fregueses possam se higienizar.
Esse kit contém um guardanapo, um palito de dentes e uma bala de menta, e serve como uma verdadeira propaganda do seu negócio. Outra estratégia adotada por ele é o cartão fidelidade, que, a cada 5 pipocas compradas, dá ao cliente o direito a mais uma porção gratuita. E o resultado do trabalho feito com capricho não poderia ser diferente: a fidelização dos clientes.
De fato, se você
aplicar essas dicas ao seu negócio ajudará com que as vendas nesse começo de
2019 não diminuam, então não espere mais e comece já a colocá-las em prática!
Gostou desse
conteúdo? Nos conte como está sendo o inicio de ano em seu estabelecimento aqui
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outras pessoas possam ter acesso.
Olá amigo! Visitando novamente, não lembro se comentei
da outra vez. Só pra saber que estou aqui