Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como conceder crédito com segurança: confira nossas dicas

Quer saber como conceder crédito com segurança? A gente te explica tudo a seguir!

Concessão de crédito não é assunto novo por aqui. Mas, ainda assim, muitos empresários ficam em dúvida sobre como vender com segurança, especialmente no começo do ano, período em que as vendas perdem força e muitas pessoas tendem a ficar endividadas depois das comemorações de fim de ano.

Como sempre dissemos, toda concessão envolve risco — e isso é completamente normal. Porém, cabe a você, empreendedor, entender e ter controle sobre a porcentagem mínima aceitável de inadimplência Afinal, ter um registro de inadimplência é admissível desde que não comprometa a saúde financeira do seu negócio. 

Portanto, para o post de hoje, preparamos algumas dicas básicas sobre como conceder crédito com segurança. Para conferir é só dar continuidade à leitura! 

4 dicas de como conceder crédito com segurança em seu negócio 

Algumas dicas simples podem fazer toda diferença no momento de liberar crédito a seu cliente. Dá uma olhada no que trouxemos para você:

1. Análise de crédito sempre!

Principalmente para vendas a prazo, a análise de crédito será sempre requisitada no momento de decidir vender ou não para algum cliente. Mas para que essa avaliação seja feita de maneira eficiente, é essencial a criação de um cadastro completo, com todos os dados do consumidor. 

É por meio dele, e junto às consultas de crédito, que você poderá conhecer melhor o perfil e comportamento financeiro dessa pessoa. 

2.  Avalie o histórico do cliente 

Como acabamos de dizer, o cadastro permitirá que você saiba como o seu cliente se comporta no mercado, isso porque é a partir dele que se constrói o histórico do consumidor.

Assim, você conseguirá identificar o padrão de compras de cada pessoa, quanto elas costumam gastar, como costumam pagar, se há registro de atrasos, pendências financeiras, etc. 

3. Mantenha o cadastro atualizado 

Esse é um ponto-chave para qualquer análise. A atualização do cadastro do cliente não deve ser vista meramente como uma tarefa para saber em que endereço será enviada a cobrança caso o pagamento atrase.

A manutenção dos dados é uma forma de não perder o consumidor de vista, ou seja, de acompanhar o seu perfil, potencial de compra e capacidade de pagamento.

São essas informações atualizadas que irão te ajudar no momento de aumentar o limite de crédito ou diminuir. Trata-se de uma estratégia para fazer análises e concessões mais fundamentadas em dados. 

4. Referências são muito bem-vindas 

Embora a análise de crédito já nos diga muito sobre o consumidor, referências comerciais também são muito bem-vindas. Busque informações com outras empresas que ele faça compra ou solicite referências de bancos.

E então, pronto para colocar as dicas em prática? Não apenas no começo do ano, todos esses passos são fundamentais para vender a prazo com mais segurança

Para acompanhar outros conteúdos como esse, é só ficar ligado em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, basta deixar seu comentário aqui embaixo. Até a próxima!

Posts relacionados