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Como a qualificação de clientes impacta a gestão de crédito? 

Sabemos que os clientes estão entre os principais pilares de qualquer empresa ou instituição que tenha fins lucrativos. São eles que garantem o desenvolvimento e sustentam a existência do negócio. No entanto, com tantas incertezas no mercado, instabilidades econômicas e a alta taxa de desemprego, é essencial que seja feita uma qualificação de clientes. 

Mas o que isso quer dizer? É o que vamos explicar a seguir! Continue a leitura! 

O que é e para que serve a qualificação de clientes? 

A qualificação envolve uma análise detalhada do perfil do cliente. A ideia é que, nesse processo, você colete informações suficientes sobre o histórico de crédito e comportamento de compra do consumidor. 

Esses dados servirão de base para que você consiga segmentar melhor sua carteira de clientes, entender os riscos de vender para determinadas PFs ou PJs e, ainda, identificar oportunidades de cross-selling e up-selling. 

Além disso, ao classificar, você tem mais clareza do público que melhor se enquadra ao perfil do seu negócio. 

Como isso impacta a gestão da carteira de clientes?

Você já sabe que essa ação é importante para diminuir riscos de crédito em sua empresa. Mais do que isso, ela impacta direta e positivamente a gestão da carteira de clientes. Veja como: 

1. Classificar te dá mais tempo para pensar em uma carteira adequada para o seu negócio e para traçar estratégias de captação de novos leads em potencial. 

2. Facilita a oferta de produtos, a fidelização do cliente e a nutrição desse relacionamento.  

3. Melhora a credibilidade da sua marca com os consumidores. 

4. Permite que você ofereça um atendimento mais direcionado e personalizado para cada consumidor.

5. Por fim, otimiza tempo com reuniões e demais processos. 

Como fazer a qualificação de clientes? 

Uma qualificação estratégica requer uma análise aprofundada sobre as informações do cliente. Isso envolve a verificação de dados cadastrais, como nome, CPF/CNPJ, endereços, telefones, dados sociodemográficos, de comportamento e relacionamento financeiro e mais. 

Por isso, o recomendado é apostar em um sistema de análise de crédito. Com o apoio de uma plataforma desse nível, você investe na política de crédito da sua empresa, avalia e classifica riscos em uma concessão e, sobretudo, entende como e quanto pode vender para cada tipo de consumidor. Ou seja, qualificar é uma forma de prevenir problemas financeiros no futuro. 

E então, achou que este conteúdo foi útil para o seu negócio? Esperamos que sim! Para ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar nosso blog. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo, temos uma equipe sempre à disposição!

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