Conheça a ferramenta Limite de Crédito PJ! Entenda tudo sobre gestão de risco e como esse adicional pode ser útil para o seu negócio!
Análise de Crédito
2 min
Por Letícia
Publicado em 22 de agosto de 2024
Atualizado em 28 de agosto de 2024
Sabemos que os clientes estão entre os principais pilares de qualquer empresa ou instituição que tenha fins lucrativos. São eles que garantem o desenvolvimento e sustentam a existência do negócio. No entanto, com tantas incertezas no mercado, instabilidades econômicas e a alta taxa de desemprego, é essencial que seja feita uma qualificação de clientes.
Mas o que isso quer dizer? É o que vamos explicar a seguir! Continue a leitura!
A qualificação envolve uma análise detalhada do perfil do cliente. A ideia é que, nesse processo, você colete informações suficientes sobre o histórico de crédito e comportamento de compra do consumidor.
Esses dados servirão de base para que você consiga segmentar melhor sua carteira de clientes, entender os riscos de vender para determinadas PFs ou PJs e, ainda, identificar oportunidades de cross-selling e up-selling.
Além disso, ao classificar, você tem mais clareza do público que melhor se enquadra ao perfil do seu negócio.
Você já sabe que essa ação é importante para diminuir riscos de crédito em sua empresa. Mais do que isso, ela impacta direta e positivamente a gestão da carteira de clientes. Veja como:
1. Classificar te dá mais tempo para pensar em uma carteira adequada para o seu negócio e para traçar estratégias de captação de novos leads em potencial.
2. Facilita a oferta de produtos, a fidelização do cliente e a nutrição desse relacionamento.
3. Melhora a credibilidade da sua marca com os consumidores.
4. Permite que você ofereça um atendimento mais direcionado e personalizado para cada consumidor.
5. Por fim, otimiza tempo com reuniões e demais processos.
Uma qualificação estratégica requer uma análise aprofundada sobre as informações do cliente. Isso envolve a verificação de dados cadastrais, como nome, CPF/CNPJ, endereços, telefones, dados sociodemográficos, de comportamento e relacionamento financeiro e mais.
Por isso, o recomendado é apostar em um sistema de análise de crédito. Com o apoio de uma plataforma desse nível, você investe na política de crédito da sua empresa, avalia e classifica riscos em uma concessão e, sobretudo, entende como e quanto pode vender para cada tipo de consumidor. Ou seja, qualificar é uma forma de prevenir problemas financeiros no futuro.
E então, achou que este conteúdo foi útil para o seu negócio? Esperamos que sim! Para ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar nosso blog. Até a próxima!
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