Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Clientes inadimplentes: qual o momento de negativar?

Clientes inadimplentes, infelizmente, são a realidade de muitas empresas. Mas a pergunta é: “com quantos dias é recomendado negativar o devedor?” 

Para te ajudar, fizemos uma divisão em duas etapas. A primeira se trata da construção de uma política de concessão de crédito e a segunda, o controle de contas a receber. Assim, sua empresa consegue conhecer para quem ela está vendendo e, em casos de inadimplência, estabelecer uma política eficiente.

A seguir, vamos explicar como colocar essas etapas em prática. Continue a leitura para conferir!

Como criar uma política de análise de crédito

O famoso “consta” ou “nada consta” não é suficiente para identificar o perfil da pessoa que está comprando com você. É para isso que serve a política de crédito: ela irá avaliar as possibilidades de concessão de crédito e ajudará a definir condições específicas de aprovação de venda para cada perfil de cliente.

Caso você ainda não tenha uma estrutura preparada para essa avaliação, a recomendação é criar um perfil de análise para levantar a probabilidade de risco de crédito e as diferentes de condições de pagamento.

Isso te auxiliará a ter regras mais claras de percentuais de descontos e/ou números de parcelas a serem disponibilizadas, conforme o resultado da análise de cada consumidor, evitando ao máximo que surjam imprevistos.

Portanto, separamos alguns itens das consultas mais utilizadas por nossos associados para a aprovação da venda:

  • Classificação de risco de crédito
  • Índice de endividamento (comportamento financeiro do último ano e possíveis dívidas relacionadas)
  • Volume e quantidade de restrições
  • Score ou classificação de risco
  • Histórico de pagamento do cliente com a sua empresa
  • Quanto o credor depende do seu produto/empresa (compras recorrentes ou esporádicas que possam comprometer a capacidade de pagamento caso o seu produto/serviço não seja essencial para o negócio ou finalidade dele)
  • Tempo despendido com o cliente para efetivação da venda (custo de aquisição do negócio).

Com base nesses pontos, o segundo passo é estruturar sua régua de cobrança. Nessa régua, deve conter os prazos e ações que seu departamento de cobrança irá realizar a partir da data de vencimento da dívida, tendo assim o controle contas a receber.

Controle de contas a receber

O ponto primordial desse processo é a padronização e determinação de critérios. Desse modo, todos os clientes estarão cientes das ações que serão tomadas da data de vencimento em diante.

Com isso em mente, você delimitará como funcionará o processo de cobrança e o prazo para que a pessoa ou empresa seja negativada.

Estudos da Serasa Experian comprovam que quanto antes a empresa negativa o cliente, maior a probabilidade dela receber a dívida. E quanto antes seu negócio receber a dívida, melhor.

Entretanto, algumas empresas, ao longo do tempo e com maior maturidade, passam a definir outros perfis de risco de pagamento mediante o ato de inadimplência. Isso porque se um bom pagador simplesmente esquecer de pagar a dívida, ele não será submetido a mesma regra cobrança.

Um aspecto importante para a régua é o prazo de disponibilização da negativação no banco de dados da Serasa Experian, que pode ser parte do seu argumento para com o seu cliente.

Depois da inclusão da dívida no sistema da Serasa, o devedor receberá em cinco dias uma carta comunicado, informando-o da pendência e relatando o processo de negativação do seu nome.

Como consequência, o cliente inadimplente terá o crédito revisto e possivelmente negado por diversas outras lojas que ele tentar realizar alguma compra.

Para que sua empresa tenha sucesso, o ideal, portanto, é evitar problemas com clientes inadimplentes. Não se esqueça de revisar os prazos de cada ação constantemente e os fatores de análise de crédito para garantir informações de qualidade na hora da cobrança.

E então, este conteúdo foi útil? Acompanhe outros materiais como esse em nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

Como manter as vendas no varejo depois do natal

Como de costume, as vendas no início do ano sofrem uma desaceleração. Nesse momento, contas como IPVA, material escolar, matrículas, entre outras, começam a chegar. Verifique o que não foi vendido no Natal O primeiro passo é fazer uma análise sobre o que não vendeu bem ou sobrou muito. Com essa informação detalhada em mãos […]

Destaques

4 min