Copa do Mundo e economia caminham lado a lado. Saiba agora como o maior evento esportivo pode impactar o cenário econômico brasileiro!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 11 de maio de 2021
Atualizado em 10 de julho de 2023
Apesar das expectativas de recuperação, 2021 ainda poderá ter um cenário desafiador para a economia. A retomada econômica que era prevista, foi causando incertezas e preocupações devido a segunda onda da pandemia.
A pergunta que não cala diante disso é: “o que esperar da economia brasileira neste ano?”
Se essa dúvida também é sua, continue a leitura deste artigo. No post de hoje vamos falar sobre o que poderemos enfrentar em 2021!
Até dezembro de 2020, algumas pesquisas e relatórios indicavam que o Brasil poderia crescer em 2021. Com a flexibilização na abertura do comércio em geral no final do ano passado, esperava-se que a economia recebesse um gás. No entanto, o último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central mostrou uma realidade um pouco diferente.
Segundo um economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o PIB do Brasil ficará entre os 10 piores em um quadro de 33 países pesquisados. Levando em consideração a previsão do Banco Central, o crescimento para o país que estava em 3,8% reduziu para cerca de 3,6%.
O que se pode dizer é que o ano de 2021 terá fases variadas e difíceis. Duas explicações para isso são a pandemia e os juros altos, pois com o aumento registrado da inflação, a taxa de juros sobe.
Como resultado, diversos bancos já reduziram suas projeções para o PIB e acreditam que o cenário realmente não será dos melhores. A diminuição do valor do auxílio emergencial, o aumento das medidas de restrição em combate ao Coronavírus também são razões que minimizam a movimentação do mercado.
Essa tem sido uma das principais perguntas feitas desde que este cenário caótico em consequência da pandemia se instaurou. As pequenas e médias empresas, principalmente, foram umas das que mais sentiram esses impactos.
O que fazer então para conseguir se manter em meio a tantas incertezas? Nós preparamos algumas dicas para você. Veja!
Pode parecer clichê falar sobre planejamento e organização financeira, mas são exatamente essas ações que te ajudarão em um momento delicado. Portanto, é essencial avaliar suas projeções, ajustar a produção e sobretudo economizar.
Estabeleça metas, crie indicadores de acompanhamento, pense em otimizações para o negócio como um todo e considere todos os cenários possíveis.
Analise atentamente o recurso que você tem em “estoque” e até quando ele poderá durar. Além disso, verifique as entradas e saídas do seu negócio diariamente. Isso será fundamental para que você possa visualizar os gastos desnecessários para cortá-los e garantir o valor das despesas fixas.
Com as medidas de isolamento para o combate da Covid-19, o universo digital ganhou ainda mais força. Sendo assim, adapta-se você também ao meio digital. Se o seu negócio permitir operar com vendas online, delivery, por que não começar?
O trabalho remoto, conhecido como home office, também é uma boa opção para reduzir custos na empresa. Se você tem uma equipe de funcionários e for possível migrar pelo menos uma parte dela para operar em casa, vale a pena considerar a ideia! Provavelmente você sentirá diferença no final do mês, especialmente em relação a conta de energia.
O que nós menos desejamos em uma situação como essa é ter o índice de inadimplência elevado, não é mesmo?
Então, continue observando de perto seus clientes. Não deixe de fazer consultas de crédito, mantenha o cadastro de todos eles atualizado. Afinal, assim como está difícil para as empresas, está difícil para os consumidores, e pode ser que em algum instante algum deles falhe com o pagamento de uma dívida.
Desse modo, é preciso ficar atento tanto para não deixar de receber, quanto para não perder o cliente.
Você acabou de conferir uma breve previsão sobre os desafios que a economia deverá encontrar em 2021 e algumas dicas básicas para manter o seu negócio mesmo com a crise.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Para ler outras matérias como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!
Copa do Mundo e economia caminham lado a lado. Saiba agora como o maior evento esportivo pode impactar o cenário econômico brasileiro!
Destaques
3 min
Conheça o Serasa Score 3.0 e seus diferenciais!
Análise de Crédito
2 min