Saiba o que é IGP-M, para que serve, o que ele abrange e como é calculado. Acompanhe o post a seguir para entender mais sobre esse indicador!
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Por Letícia
Publicado em 9 de janeiro de 2024
Atualizado em 11 de março de 2024
Ter um calendário comercial 2024 à disposição é a melhor forma de visualizar as datas comemorativas mais importantes do ano para criar um plano de ações para o seu negócio.
Por isso, se o seu objetivo é crescer e aumentar as vendas da sua empresa, continue neste post e confira as principais datas de 2024 para vender mais!
Você provavelmente já ouviu dizer que marketing e vendas caminham lado a lado, certo? Isso porque uma boa estratégia de marketing pode fazer toda diferença nos resultados das suas vendas.
Nesse sentido, o calendário é essencial para te ajudar a se programar com antecedência e pensar em campanhas de divulgação realmente persuasivas.
Veja a seguir as datas mais oportunas em 2024.
Nesse ano, o carnaval cairá no dia 13 de fevereiro, mas as festas já começam a partir do dia 09 e 10 na maioria dos lugares. A época é ótima para empresas do ramo de turismo, lojas de maquiagens e cosméticos, artigos de festas, fantasias, comidas e bebidas. Além de ser um bom momento para fazer promoções e queima de estoque.
08 de março é dia de celebrar as conquistas das mulheres. Uma dica é oferecer cupons de descontos especiais para elas. Segmentos como vestuário, cosméticos e maquiagens, perfumes, flores, bolsas e calçados são os que mais se destacam.
O dia do consumidor tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, especialmente nos e-commerces. Os lojistas enxergam a data como uma oportunidade não só para vender, mas para reforçar a comunicação e estreitar a relação com os seus clientes. Portanto, não deixe passar em branco e comece a pensar em promoções elaboradas.
(Leia mais: Como vender mais no Dia do Consumidor: 7 dicas infalíveis!).
Quem trabalha no setor de comidas e bebidas normalmente espera ansiosamente pela páscoa. Isso porque, além da alta procura por chocolates, os consumidores buscam outros produtos com muita saída nessa época, como bacalhau, vinhos, nata, creme de leite, objetos decorativos, presentes personalizados e muito mais.
O dia das mães é mais uma data muito esperada pelo comércio em geral e pelos e-commerces e marketplaces. A dica é começar as divulgações com antecedência, pois muitas pessoas procuram pelo presente ideal antecipadamente, principalmente se a compra for online.
Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o dia 12 de junho de 2023 estimou um faturamento de mais de R$7 bilhões no mercado digital.
Já deu para ver que os apaixonados estão sempre dispostos a presentear quem eles amam, né?
Um ponto muito positivo dessa data é que ela abrange públicos e nichos diferenciados, o que faz aumentar o leque de opções de ofertas e promoções para colocar em prática.
(Aproveite para ler: 8 Dicas de como vender mais no Dia dos Namorados).
Assim como o dia das mães, as semanas que antecedem o dia 11 de agosto prometem bastante movimentação, seja em lojas físicas ou online. Desse modo, os preparativos também devem ser planejados com antecedência.
Esse é o momento ideal para homenagear seus clientes e mostrar que eles são um dos pilares do seu negócio. Programas de fidelidades, cupons exclusivos, ações de “compre um leve dois”, por exemplo, são ótimas ideias para fazê-los se sentirem especiais.
Os setores de roupas infantis e brinquedos são uns dos que mais se beneficiam dessa data.
Uma boa ideia para chamar atenção do público nesse período é caprichar na decoração e oferecer algum tipo de brinde que a criançada gosta, como pipoca, algodão doce, picolé.
Finalmente, a data mais esperada do ano para o comércio! A Black Friday é, sem dúvidas, a principal (e para todos os nichos), por isso, o planejamento de ações de marketing e divulgação precisa ser bem trabalhado e feito antecipadamente. Afinal de contas, quem se destaca e apresenta boas promoções sai na frente da concorrência.
(Leia também: Black Friday: saiba como ter sucesso em suas vendas).
Diferente da Black Friday, a Cyber Monday é exclusiva para o mercado digital e visa a venda de produtos de tecnologia. Se você atua nesse ramo, é uma oportunidade excelente para atrair consumidores.
O Natal é a data que mira e acerta em todos os segmentos e tipos de negócios. Comidas, bebidas, roupas, eletrônicos, itens de decoração e por aí vai.
Essas são as épocas do ano que mais movimentam o varejo e o comércio eletrônico. Em cada uma delas, é possível criar estratégias e ações direcionadas. Use a criatividade e aproveite para lucrar mais!
Gostou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil para o seu planejamento de 2024. Acompanhando nosso blog, você confere muitas outras matérias como essa. Não perca!
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