Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Cadastro positivo e score: como um influencia o outro?

Cadastro positivo e score: como um influencia o outro? Você também já se fez essa pergunta? Então este conteúdo é para você!

Uma das grandes dúvidas em relação à pontuação do score é sobre quais informações ele utiliza. Muitas pessoas pensam que a ferramenta coleta somente dados negativos do consumidor, mas já mostramos em uma outra postagem (Score de crédito: tudo que você precisa saber) que não é assim que funciona, principalmente agora com a recente atualização de cálculo do score

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar o novo modelo de pontuação do score e o impacto que o cadastro positivo possui sobre ele. Para conferir a matéria completa, é só continuar a leitura! 

Cadastro positivo e score: como funciona? O que mudou? 

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre a atualização de cálculo que aconteceu. Chamado de Score 2.0, a ferramenta agora tem como foco o momento financeiro que o consumidor está vivendo, reconhecendo seus bons hábitos de pagamento.

Se antes o cadastro positivo já tinha um papel importante, com a nova forma de pontuar ele se torna ainda mais fundamental. Nesse modelo de cálculo, as informações positivas somam 62%, antes o peso era de 26%.  

Por outro lado, as dívidas abertas e regularizadas, que respondiam a 57% da pontuação na versão anterior do score, agora equivalem apenas a 19%. 

Como o Cadastro Positivo contribui para a pontuação do score 

Como esclarecemos, então, a ferramenta não usa só dados negativos para pontuar. Sendo assim, você pode aproveitar as vantagens do cadastro positivo para aumentar a sua pontuação. 

A partir das informações positivas, você conseguirá construir aos poucos um histórico com pagamentos em dia e melhorar a sua busca por crédito. Além disso, você também poderá conseguir taxas de juros menores em algumas empresas, o que não acontece para quem não tem o cadastro positivo, por exemplo. 

A regra é basicamente esta: quanto mais informações positivas você tiver, maior é a chance da sua pontuação crescer. Portanto, a recomendação é sempre tentar pagar todas as contas associadas ao seu CPF dentro do prazo. 

Como a mudança de cálculo do score pretende beneficiar o consumidor 

De maneira geral, o Score 2.0 tende a beneficiar o consumidor: 

  • As contas pagas em dia vão favorecer a pontuação final, ou seja, o comportamento financeiro da pessoa será valorizado  
  • As consultas de dívidas podem ser feitas em um só lugar
  • A atualização de cálculo está mais voltada aos critérios utilizados pelo mercado para conceder crédito, o que irá promover análises de crédito mais justas   
  • A pontuação poderá ser melhor classificada. 

Viu só como o cadastro positivo influencia o score? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Se quiser ler outras postagens com dicas, soluções de crédito e informações sobre o meio financeiro, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Posts relacionados

O Impacto da Análise de Crédito no faturamento das Instituições de Ensino

Você que trabalha no setor financeiro de uma instituição de ensino, já deve estar acostumado com problemas como por exemplo a falta de pagamento e a inadimplência, não é mesmo?! Assim como ocorre em todos os setores do mercado, as instituições de ensino estão sujeitas à inadimplência e este é um problema que tem crescido […]

Análise de Crédito

5 min