A gestão de risco de crédito é mais uma forma de evitar a inadimplência. Saiba como colocá-la em prática no seu negócio!
Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 18 de outubro de 2022
Atualizado em 17 de outubro de 2023
E aí, empreendedor, já começou a se preparar para a Black Friday 2022?
O evento — que teve sua primeira edição no Brasil em 2010 — tornou-se uma das datas mais esperadas pelos comerciantes, ficando atrás apenas do natal.
A verdade é que a Black Friday abre as portas para as vendas de fim de ano e, por isso, gera muitas expectativas para o comércio em geral. Aliás, hoje em dia, não é somente o mercado de eletrônicos que se beneficia dessa ação promocional. A ideia se expandiu para diversos setores, chegando até aos aplicativos de delivery de comida.
Sendo assim, não é à toa a ansiedade e preocupação dos empresários quanto a organização de estratégias para vender mais nesse dia tão importante.
Sabendo disso, neste post trouxemos um pequeno resumo de como foi a edição do ano passado e o que podemos esperar para 2022. Continue a leitura para conferir!
O ano de 2021 foi marcado por incertezas. Afinal de contas, estávamos nos recuperando dos danos causados pela Covid-19.
Com todos os acontecimentos em 2020 e a necessidade do isolamento social, o hábito de consumo das pessoas mudou. A busca de produtos pela internet aumentou consideravelmente, favorecendo os e-commerces e serviços online, mas preocupando alguns pequenos empreendedores que ainda não tinham presença digital.
Segundo levantamento realizado pela Neotrust, o faturamento total registrado em 2021 a partir do número de compras feitas em e-commerces (das 0h do dia 25/11 até 23h59 de 26/11/2021), foi de R$ 5,419 bilhões, um aumento de 5,8% em comparação com 2020.
Entre as categorias de produtos com maior procura, estavam:
Maior faturamento:
Faixas etárias nos e-commerces:
Formas de pagamento mais utilizadas:
A Black Friday 2022 tem data marcada para o dia 25 de novembro. Apesar do cenário econômico não ser dos melhores, os dados obtidos por meio de uma pesquisa feita pela Méliuz já deixam os comerciantes esperançosos e animados para vender mais: 91% dos consumidores disseram que pretendem realizar alguma compra.
Esse número representa uma diferença de 20% em comparação a 2021. Desse percentual, 43% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar eletrodomésticos e eletroportáteis.
No entanto, o comércio eletrônico segue liderando a preferência dos consumidores. 90,4% de pessoas que participaram da pesquisa alegaram que preferem comprar em e-commerces. 61,9% afirmaram que, nesta data, compram somente pela internet. E 23,1% responderam que gostam tanto das lojas físicas quanto online.
Outros fatores interessantes percebidos (e que podem ser decisivos para o cliente fechar a compra) foram:
O momento pede planejamento e estratégias para quem quer se destacar da concorrência e saber como aumentar as vendas na Black Friday 2022, por isso, seguem algumas dicas básicas para colocar em prática:
Já ouviu o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, né? Desse modo, apostar no marketing para diversos canais é crucial para que as pessoas conheçam sua marca!
Elaborar conteúdos personalizados e artes específicas para publicar no Instagram, Facebook, YouTube ou blog, agregar valor e mostrar os diferenciais dos seus produtos ou serviços em relação à concorrência, divulgar promoções, brindes e descontos progressivos, por exemplo, são ações que podem trazer bons resultados.
Não tem nada mais frustrante do que fazer um pedido, esperar por ele e de repente receber uma mensagem de cancelamento por falta de estoque.
Por isso, confira atentamente se você tem em estoque — e em quantidade suficiente — os itens que deseja colocar na lista promocional da Black Friday.
Lembrando que essa dica é indispensável para lojas físicas e online.
(Leia mais: Saiba como montar um bom planejamento de estoque).
Principalmente em sites, não é raro que aconteçam problemas durante a transação. Geralmente, quando há muitos usuários conectados ao mesmo tempo, pode haver erros na hora de adicionar o produto no carrinho, ou com o carregamento da página que tende a ficar lento, entre outras situações.
Dessa forma, é importante que você esteja atento e acompanhe as compras para sanar o problema do cliente em tempo hábil e não perder vendas.
(Aproveite para ler: Cross Selling e Up selling: saiba como melhorar suas vendas)
Se você não tem intenção de manter as promoções após o dia 25 de novembro, retire todas as informações de desconto que constarem em seus canais.
Caso contrário, o consumidor tem direito por lei de exigir e pagar o valor promocional.
Para saber se suas estratégias foram bem sucedidas, analise quanto você conseguiu vender, o ticket médio, o retorno sobre seus investimentos e afins.
Por fim, observe também as avaliações dos seus clientes. Nada melhor do que a opinião de quem compra de você para saber se está no caminho certo ou se precisam ser feitas algumas melhorias.
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