Administrar uma empresa não é tarefa fácil, nós sabemos. Antes de tudo, é preciso saber como manter a organização financeira do negócio. Justamente por isso, preparamos 6 dicas básicas que podem te ajudar. Confira já!
Destaques
3 min
Por Letícia
Publicado em 19 de fevereiro de 2019
Atualizado em 27 de setembro de 2022
Alguma vez você já aprovou uma venda, pois a empresa não constava nenhuma restrição, e um tempo depois ela se tornou inadimplente?
Se você tem um negócio que vende a prazo, provavelmente já foi ou conhece alguém que foi surpreendido com a inadimplência de clientes e precisou recorrer a empréstimos para cobrir um eventual rombo no capital de giro, proveniente de uma estratégia mal planejada.
O problema é que alguns consumidores acabam quebrando a confiança que a loja depositou e deixam de pagar a dívida na data estipulada por falta de dinheiro. É aí que entra a gestão de risco de crédito! E uma ferramenta muito importante para isso é o adicional Limite de Crédito PJ. Saiba mais sobre ele a seguir!
Há uma longa distância entre se planejar para ter um índice de inadimplência saudável na sua loja e perder o sono por conta de clientes mau pagadores.
É por isso que a gestão de risco é tão essencial. Desenvolvida inicialmente no ambiente bancário, esse gerenciamento envolve técnicas e modelos matemáticos que trabalham com um grande número de variáveis para avaliar a probabilidade de endividamento do cliente.
Tudo isso é administrado por um sistema de informação automatizado, capaz de analisar todos esses fatores e entregar para o lojista uma análise fundamentada.
É o caso do limite de crédito PJ, o adicional é fundamental para a gestão de risco, e é oferecido através das consultas de Pessoa Jurídica na base de dados da Serasa Experian.
O limite de crédito PJ é calculado com base em referências de negócios ponderados pela classificação de risco de crédito da empresa e medido pelas tecnologias de ratings e scorings, referências de negócios, faturamento real, faturamento presumido, média e valores da última compra e maior fatura ou maior acúmulo. De modo geral, ele traz todo o histórico de comportamento da empresa solicitante no mercado.
Através da soma e cruzamento desses dados, a ferramenta sugere o valor recomendado para a concessão de crédito, ou seja, o valor que a empresa pode vender para a outra empresa.
Trata-se de uma sugestão de limite de crédito totalmente ajustada ao grau de risco do negócio, facilitando a estruturação de sua operação de crédito, dando agilidade em suas análises e diminuindo a inadimplência em sua empresa. Confira o exemplo abaixo de como o sistema mostra a sugestão de limite:
E então, ficou claro como funciona o adicional limite de crédito PJ e como ele pode te ajudar?
Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para conhecer outras das nossas soluções!
Ficou com alguma dúvida? É só deixar um comentário aqui embaixo!
Administrar uma empresa não é tarefa fácil, nós sabemos. Antes de tudo, é preciso saber como manter a organização financeira do negócio. Justamente por isso, preparamos 6 dicas básicas que podem te ajudar. Confira já!
Destaques
3 min