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Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 7 de fevereiro de 2019
Atualizado em 7 de fevereiro de 2019
Você que trabalha no setor financeiro de uma instituição de ensino, já deve estar acostumado com problemas como por exemplo a falta de pagamento e a inadimplência, não é mesmo?!
Assim como ocorre em todos os setores do mercado, as instituições de ensino estão sujeitas à inadimplência e este é um problema que tem crescido consideravelmente. A inadimplência escolar é um dos principais fatores responsáveis pelo fechamento das escolas.
Se você se identifica com o que falamos acima, continue lendo! Preparamos este artigo especialmente para ajudar você a organizar o fluxo de caixa de sua instituição de ensino, reduzir a inadimplência e atingir seus objetivos como gestor.
A inadimplência é, com certeza, um dos maiores problemas para as instituições de ensino. Muito se fala sobre esse assunto, entretanto, são raras as vezes em que a questão da inadimplência nas instituições de ensino é abordada através de dados e estatísticas. Quando não se tem informação suficiente, fica difícil entender a extensão do problema e é quase impossível elaborar estratégias para solucioná-lo.
Pensando nisso, a Serasa Experian realizou uma pesquisa para saber como profissionais da gestão escolar têm lidado com a inadimplência. Fizeram parte da pesquisa 153 instituições de ensino, das quais participaram profissionais com cargos de liderança, gestores e profissionais com acesso a dados financeiros das mesmas.
A situação dos estabelecimentos de ensino que participaram do estudo foi analisada através de perguntas simples que visam avaliar alguns dados sobre as finanças dessas instituições e entender como os profissionais da gestão percebem esse problema.
Os resultados chamam atenção para os altos índices de inadimplência.
Dentre os que sabem suas taxas de inadimplência, apenas 9,6% afirmaram ter um índice de até 3%, limite considerado seguro. Isso significa que mais de 90% das instituições de ensino têm índices acima do ideal, portanto, sofrem com problemas de inadimplência.
Do total que soube responder sobre o índice de inadimplência, 51,9% disseram ter uma taxa de falta de pagamentos maior do que 10%, nível considerado alarmente. Assim, percebe-se que a inadimplência nas instituições de ensino é, de fato, um problema generalizado no cenário educacional brasileiro.
Mais de 90% das instituições cujos gestores foram entrevistados têm índices de inadimplência acima do recomendado. Mesmo assim, cerca de 85% consideram que suas escolas sofrem com a falta de pagamentos. Ou seja: há uma pequena porcentagem de gestores que não percebem o problema de inadimplência existente em suas escolas.
Entretanto, a grande parte das IE´s afirmam enfrentar problemas financeiros, além do considerável número de instituições que precisam de empréstimos e que já estiveram próximas da falência.
Segundo dados da Serasa Experian 61,8 milhões de brasileiros estão inadimplentes e isso faz com que muitos alunos também se tornem inadimplentes, e é nessa hora que o gerenciamento desses casos fará toda a diferença. Boa parte das instituições de ensino convivem com esse problema, porém, muitas já implantaram sistemas, processos e medidas estratégicas para gerenciar da melhor forma esta questão.
Como já falamos, a inadimplência nas instituições de ensino é, de fato, um problema generalizado no cenário educacional brasileiro e que atinge cerca de 90% das instituições.
Mas e agora, como driblar ou reduzir a inadimplência?
Eficiência na cobrança começa com uma boa análise de crédito. Ou seja: de nada adianta gastar tempo e recursos para cobrar uma pessoa que não tem condições de pagar. Portanto, antes de vender um curso parcelado ou aceitar uma matrícula, tenha certeza de que o valor da compra e a quantidade de parcelas estão adequadas à capacidade de pagamento daquele cliente.
Mas como ter esta certeza?
Controlar ou reduzir a inadimplência é um trabalho contínuo e muito importante. Para ganhar tempo e economizar custos, o segredo é automatizar ao máximo os processos. Um dos grandes exemplos é a análise de crédito.
Análise de crédito é um processo organizado para analisar dados da pessoa ou futuro aluno. Tal procedimento é realizado com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco de caixa à organização.
O objetivo é analisar o histórico dos clientes, sua situação fiscal e os riscos de perda.
A análise cruza dados do cadastro da loja com informações dos órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo a Serasa Experian, para indicar com alto grau de precisão os limites mais seguros para conceder crédito a cada cliente.
Através de uma análise de crédito bem feita, o analista se torna capaz de definir o perfil de risco do cliente para cada venda feita a prazo.
Você deve estar pensando que isso é difícil de fazer, mas felizmente, vou te dizer que existem ferramentas práticas que podem te auxiliar nesse processo. O Score por exemplo é uma ferramenta utilizada para a avaliação da qualidade de crédito de clientes. Através da ponderação de vários fatores (idade, profissão, renda, atividade profissional, patrimônio, tipo de residência, etc), classifica os clientes em duas categorias: Bons pagadores: os que, potencialmente, têm condições para honrar as obrigações com o crédito obtido e Maus pagadores: os que, potencialmente, não reúnem as condições para cumprir as obrigações do crédito. O Score cria estimativas precisas das probabilidades dos valores a serem pagos definindo um critério que visa a minimização das perdas.
Mas você deve estar se perguntando “Ótimo a análise de crédito! Mas, e se por um acaso, eu matricular uma pessoa boa pagadora, com o Score alto e ela passar por dificuldades financeiras durante o curso e se tornar inadimplente? O que faço?”
Já ouviu falar em negativação de devedores?
A Negativação de Devedores, é uma ferramenta de cobrança essencial para o recebimento de seus créditos. Por meio dela, os nomes dos inadimplentes são enviados para órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa Experian (que é atualmente o maior banco de dados da América Latina). O registro do inadimplente nessas enormes bases de dados implica sua negativação, ou seja, ele não conseguirá crédito na praça enquanto não quitar sua dívida. Em outras palavras, ele estará com o nome sujo.
A Negativação é um procedimento legal que tem respaldo no Código de Defesa do Consumidor, e poderão ser incluídas dívidas vencidas e não-pagas de até 5 anos. Permite inclusão de CPF ou CNPJ (pessoas físicas ou jurídicas).
A Negativação traz muitas restrições ao nome do cliente. Isso diminui muito a chance dele ter crédito em outra empresa com acesso àquele banco de dados; ele não consegue ter linhas de crédito e financiamentos aprovados; pode não conseguir assinar um contrato de aluguel e nem mesmo fechar um seguro.
Diante de tantas consequências negativas, os clientes inadimplentes são os maiores interessados em “limpar” seus nomes com a maior agilidade possível. Com certeza, eles farão tudo que for viável para quitar a dívida com a sua empresa e, assim, livrar-se de tantos problemas! Desse modo, ganha seu cliente e ganha também a sua empresa!
Quer saber mais sobre negativação de inadimplentes, clique aqui.
E aí, ficou mais claro pra você como a análise de crédito influencia no faturamento de sua instituição de ensino?
Se ainda tiver dúvidas, fale gratuitamente com um de nossos analistas, clicando abaixo.
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