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Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 4 de julho de 2023
Atualizado em 6 de dezembro de 2023
Se você já visitou nosso blog alguma outra vez, deve ter percebido que falamos bastante sobre análise de crédito nas empresas brasileiras. Isso porque essa avaliação é um processo essencial para proteger a saúde financeira do negócio.
É importante esclarecer que a análise está muito além de apenas conferir o famoso “consta ou nada consta” no CPF consultado. A partir dela, você consegue visualizar o histórico completo e o comportamento financeiro do seu cliente.
Por isso, se você ainda não faz avaliação de crédito antes de vender e se ainda não possui uma política de crédito estruturada, hoje, vamos te mostrar por que você deve começar!
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é análise de crédito de fato. De maneira simples, trata-se de uma ação para avaliar a probabilidade do cliente pagar suas dívidas.
Acontece que, durante esse processo, é feita uma coleta de dados sobre o consumidor, como seu histórico de crédito, se existem dívidas ativas em seu nome (principalmente com empresas do mesmo segmento), como ele costuma pagar suas dívidas, com atraso ou não, como ele se comporta financeiramente, a pontuação do score de crédito, etc.
Todas essas informações são fundamentais para entender se é seguro ou não vender para tal cliente e a classificação de risco que ele representa.
Como vimos, a análise de crédito envolve uma verificação cuidadosa dos dados do cliente (seja PF ou PJ), que auxilia o credor a tomar uma decisão mais concreta e mitigar os riscos de inadimplência.
Acompanhe agora o porquê você deve fazer essa avaliação em sua empresa.
Quando você consulta o CPF ou CNPJ do seu cliente, você identifica potenciais riscos de crédito. Isso te ajuda a filtrar aqueles consumidores que possam ter dificuldades para pagar suas dívidas. Assim, você consegue antever problemas e se preparar para lidar com eles.
Com base nas informações coletadas, você tem uma noção maior do limite de crédito que deve ser liberado para o cliente consultado, os prazos e formas de pagamento mais adequados ao perfil dele.
Com a análise, fica mais fácil antecipar problemas relacionados ao fluxo de caixa por conta de atrasos ou falta de pagamento e adotar medidas para se prevenir.
Ao constatar a autenticidade dos dados fornecidos pelos clientes, como histórico de crédito e informações financeiras, é possível identificar possíveis tentativas de fraude e evitar prejuízos financeiros decorrentes de transações fraudulentas ou não autorizadas.
Uma análise adequada contribui para a construção de relacionamentos comerciais mais saudáveis e de longo prazo. Depois de verificar o perfil financeiro e confirmar a veracidade das informações obtidas, você pode escolher com quais clientes vale a pena firmar parceria.
Como podemos perceber, ao implementar a análise de crédito, as empresas conseguem tomar decisões fundamentadas em dados, de forma mais segura. E você, empresário, está esperando o que para começar?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Para ler outras matérias como essa, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos o mais breve possível!
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